8º Encontro de Bibliotecas promove inclusão e flexibilidade curricular

Outubro 8, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

O Município de Barcelos promove a oitava edição do Encontro de Bibliotecas de Barcelos com “o objetivo de promover a leitura e o livro”, nos dias 19 e 20 de outubro, na Biblioteca Municipal. Esta iniciativa conta com a colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende.



“Bibliotecas em Linh@: Leitura, Inclusão, Flexibilidade Curricular” é o grande mote deste encontro que irá juntar vários nomes ligados ao ensino e às bibliotecas e onde serão discutidos o papel das Bibliotecas e as estratégias para incentivar os mais jovens à leitura.

O programa do 8º Encontro de Bibliotecas de Barcelos tem início às 14h00, do dia 19, com a habitual sessão de abertura presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, com António Boaventura, do Centro Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende, e com Isabel Mendinhos, do Ministério da Educação.

Depois será apresentado publicamente o projeto “Barcelos a Ler”, que “visa a promoção e valorização da literacia como meio fundamental para potenciar o sucesso escolar”. Este é um projeto destinado aos alunos do 1º ciclo em que o principal foco será criar espaços inovadores para a leitura e escrita para desenvolver as competências de compreensão dos alunos.

O encontro proporciona a todas as pessoas ligadas à promoção do livro e da leitura uma reflexão sobre estes temas e reúne um painel de conferencistas convidados, nomeadamente escritores, professores e investigadores, representantes das várias dimensões constitutivas da comunidade educativa escolar (bibliotecários, professores, educadores, técnicos de biblioteca e animadores culturais, etc.), procurando uma reflexão dialógica em torno de questões emergentes ligadas à importância da literacia e a devida promoção, a organização e gestão de bibliotecas e, num âmbito mais alargado, da formação dos alunos.

O segundo dia é dedicado aos workshops com temas como “A leitura na era digital”, “Como motivar crianças e jovens para a leitura” ou “Especificidades do conto tradicional português” entre outros, com especialistas e docentes.

Barcelos possui uma das maiores redes de bibliotecas escolares do país. São 29 estruturas na promoção dos livros e da leitura, animadas por um programa de atividades culturais desenvolvido em permanência pelo Município de Barcelos.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Mais que uma Derrota

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 7ª jornada do Campeonato Nacional

Não gostei nada

Olá, caríssimos leitores do BnH! Na crónica desta semana vou tentar ser

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima