A Capoeira organiza FESTIBA 2019

Fevereiro 21, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, em colaboração com a Câmara Municipal de Barcelos, organiza o FESTIBA – Festival de Teatro Internacional de Barcelos. Os espetáculos – dedicados ao público infantil, adulto e toda a família – realizam-se de 8 a 31 de março, no Teatro Gil Vicente, pelas 16h00, aos domingos, e pelas 21h30, nos restantes dias.



O FESTIBA conta, não só, com a participação de grupos internacionais, mas também, com a apresentação de dramaturgias estrangeiras, deixando sempre espaço para o que é português.

Esta é “uma linha de programação pensada para o público, com o objetivo de promover o interesse pelo teatro nas suas mais diversas variantes e promover a abertura a linguagens e culturas teatrais diferentes”, refere a Companhia em nota.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher e abrir as honras do FESTIBA, dia 8 de março, o Teatro das Beiras apresentará Una donna sola. O texto de Franca Rame e do Prémio Nobel Dario Fo leva o espectador a uma reflexão divertida sobre a condição feminina e a relação mulher/homem.

No dia 10 de março, o teatro pertence aos mais novos, com Bzzzoira moira do Teatro e Marionetas de Mandrágora. Trata-se de um espetáculo com marionetas inspirado num conto popular do norte do país, com mouras encantadas e seres fantásticos.

A 16 de março é a vez d’A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos levar a palco Menina Júlia, um texto do escritor sueco August Strindberg, um jogo de sedução e de poder levado ao limite. No dia seguinte (17), No Encalce de Ideias promete divertir com Eu sou o meu avô, um espetáculo em que a plateia toma a sua posição participa ativamente na peça.

A Companhia de Teatro de Braga estará presente no dia 23 de março com um texto pertencente ao realismo alemão: Concerto “à la Carte”. Mais uma vez, a vida da mulher está no centro de um espetáculo. É a vida de uma mulher comum, o casamento e o trabalho representados de forma real e concreta. A 24 e 27 de março, A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos está de volta para a estreia de Pinóquio, o tradicional conto italiano do menino de madeira, representado com marionetas e, no Dia Internacional do Teatro, com o divertido e fantasioso espetáculo de Nikolai Gogol, O Nariz.

Desde Pádua (Itália), o Teatro Fuori Rotta apresenta dia 29 um grande sucesso da dramaturgia contemporânea Italiana. Novecento, de Alessandro Baricco, conta-nos de uma vida passada dentro de um navio, um músico estupendo e de uma amizade sincera. Para encerrar o festival, dia 31 de março, o Teatro de Balugas apresenta Pão Nosso, espetáculo vencedor do Festival de Teatro Popular de Barcelos 2018 e que promete trazer a palco o ciclo do pão através de memórias, cantigas, ladainhas e ofícios.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita limitada à lotação da sala. A reservas podem ser efetuadas na bilheteira do Teatro Gil Vicente, através do e-mail tgv@cm-barcelos.pt ou do telefone 253 809 694.

Imagem: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima