“À Roda do Rio” com nova exposição dedicada ao Rio Cávado

Fevereiro 6, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura

A partir de 9 de fevereiro, a Casa da Azenha tem patente uma nova exposição, no âmbito do ciclo de exposições dedicadas ao Cávado, “À Roda do Rio”. A exposição, intitulada “Cávado dos Trabalhos”, incidirá sobre a documentação da vida quotidiana daqueles que “faziam vida no rio”, como é o caso dos moleiros, das lavadeiras e dos barqueiros, pela exibição de memórias, imagens e objetos da exploração económica do Cávado, entretanto extinta.



Depois de um ano dedicado à pesca fluvial no Cávado e sua etnografia, à biodiversidade do ecossistema fluvial do Cávado e à vida ribeirinha, agora é a vez de recordar as gentes que fizeram do Rio o seu ganha-pão e espaço de trabalho.

De acordo com o Município, “este ciclo de exposições pretende reativar o encontro dos barcelenses com o rio Cávado que, até há poucas décadas, foi um local quotidiano das comunidades ribeirinhas de Barcelos e de Barcelinhos, um recurso económico e um local de lazer. Além disso, pretende-se recuperar a memória do rio e consolidá-la como património imaterial da comunidade”.

A exposição estará patente até final do ano de 2018. A entrada é livre, havendo a possibilidade da interpretação da exposição para grupos organizados, mediante marcação prévia.

Para mais Informações e marcações, utilizar o e-mail casa.azenha.2015@gmail.com.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima