Academia de Teatro de Barcelos organiza Férias Artísticas 2017

Junho 30, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação

Durante o mês de julho, a Academia de Teatro de Barcelos levará a cabo atividades de formação artística para a faixa etária dos 9 aos 16 anos, no Teatro Gil Vicente. As atividades decorrerão no período da tarde, entre as 14h30 e as 17h30, com intervalo de meia hora para lanche.

As atividades passarão por expressão dramática, dança criativa, artes circenses, interpretação, construção de marionetas, de figurinos e de cenários.

As inscrições deverão ser realizadas através do link (basta clicar): https://goo.gl/forms/4Uw3MWdxisZRqrQ93.




De acordo com a Academia, a expressão dramática “não é propriamente teatro, ela tem os seus próprios objetivos e utiliza a dramatização, jogos dramáticos, expressão corporal e outros para fantasiar, desenvolver a expressividade de uma forma lúdica e divertida. Pode designar-se de jogo dramático ou de arte dramática. A expressão dramática facilita e promove a socialização, a integração, a perceção sensorial, a intuição, a atividade motora, a criação, a recriação, a comunicação e a expressão”.

Já a dança criativa pode “ser interpretada como uma iniciação a uma técnica de dança/expressão dramática e corporal. A postura, a musicalidade, o corpo, a liberdade de expressão, o contacto com o outro e o próprio espaço são alguns dos elementos base praticados durante o decorrer da aula. No início, os exercícios/jogos estão sempre associados a práticas criativas, para que as crianças se sintam motivadas e desenvolvam as suas capacidades num contexto ao mesmo tempo divertido e rigoroso”.

Uma atividade que poderá suscitar interesse, por menos comum por cá, é a das artes circenses, que “são uma arte relacionada ao circo, são artes realizadas por palhaços, malabaristas e outros. Nelas podem ser trabalhadas modelagem de balões, pinturas faciais, cuspir fogo, malabarismo, construção de clown, entre outras técnicas divertidíssimas”.

Quando se pensa em teatro, vem logo à mente a interpretação, que será umas das atividades que esta Academia levará a cabo, pretendendo “passar as técnicas de construção de personagem, dicção e respiração adequada, dando a possibilidade de entrarem no mundo do improviso. Dessa forma, irão aprender as diversas técnicas para a construção de personagem”.

Depois, e por fim, entra-se no campo da construção:

De figurinos/cenários, pois “o teatro envolve um conjunto de necessidades, duas delas tratam- se da construção de figurinos e cenários para a realização de uma peça. Muitas das pessoas do público esquecem-se da parte de produção que existe por de trás de uma peça teatral. Assim, iremos em conjunto tratar de figurinos e cenários para uma peça de teatro”.

E de marionetas, visto que o “teatro de marionetas é muito usado para crianças. O objetivo com esta modalidade é criar, ao longo das férias, uma história teatral a partir de marionetas, construídas pelas próprias crianças”.

A Academia salienta que, desta forma, propõe “a junção destas áreas para ocupação de tempos livres ao longo do mês de julho, com a elaboração de um espetáculo final e entrega de diplomas”.

Fonte e imagem: ATB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Me deu frio

No sopro de um suspiro Corre em mim, um arrepio Toco nas
Ir Para Cima