Ação Qualidade de Vida: cento e trinta mil euros para ajudar pessoas com deficiência motora

Janeiro 19, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Apoio nas áreas da Formação e Emprego, Criação do Próprio Negócio Obras em casa ou Equipamentos Desportivos

A Associação Salvador promove, este ano, a 12ª Edição da Ação Qualidade de Vida (AQV), aquele que é considerado o seu maior projeto. Este projeto único e pioneiro no País vai atribuir apoios diretos, num valor anual de 130.000€, a pessoas com deficiência motora e comprovada carência de recursos financeiros.

Ao longo de onze edições, com a contribuição de diversos Mecenas e da Sociedade Civil, a Associação Salvador já conseguiu apoiar um número de 361 pessoas com deficiência de todos os pontos do País, perfazendo um valor total que ultrapassa 1 milhão de euros em apoios.



Nos dias de hoje, viver uma vida com dignidade e estar integrado como um cidadão ativo na sociedade torna-se difícil para as muitas pessoas com deficiência motora que não têm acesso aos recursos financeiros, nem meios para concretizarem os seus sonhos. É neste âmbito que surge a Associação Salvador e o projeto AQV que, através da atribuição de apoios, dá a estes cidadãos a oportunidade de conseguirem uma vida melhor. “Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios. Acreditamos que uma maior qualidade de vida, a real integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e uma vida mais ativa e empreendedora, passa também pela promoção do acesso a apoios de que necessitam. É com esta premissa que promovemos a Ação Qualidade de Vida”, refere Salvador Mendes de Almeida, o fundador da Associação.

Na edição deste ano, para além das três categorias de apoios disponíveis na edição transata soma-se a categoria de Equipamentos Desportivos, aumentando para quatro o número de categorias de apoios disponíveis. Os candidatos apenas poderão optar por uma das categorias:

Formação e Emprego

Visa garantir condições para que a pessoa possa melhorar o seu nível de formação e/ou o seu desempenho profissional podendo desta forma contribuir para desempenhar um papel mais ativo na sociedade;

O candidato deve ter idade superior a 16 anos. A candidatura deve ser apresentada pelo próprio, ou pelo representante legal, caso seja menor;

Exemplos de apoios: software, hardware específico, cursos de formação, entre outros.

Criação do próprio negócio

Visa estimular o empreendedorismo e o desempenho de um papel mais ativo na sociedade;

O candidato deve ter idade superior a 18 anos. A candidatura deve ser apresentada pelo próprio;

São valorizadas as candidaturas que apresentem parcerias com Organizações que se responsabilizem pela parte da gestão administrativa do negócio e mentoria ao empreendedor numa fase inicial e que prevejam autonomização do negócio e do empreendedor após seis meses;

Exemplos de apoios: investimento inicial, equipamentos, apoio à definição do modelo de negócios, mentoria para arranque do projeto e obtenção de apoios.

Obras em casa

Visa eliminar barreiras na habitação para uma vida com dignidade;

A candidatura deve ser apresentada pelo próprio, ou pelo representante legal, caso seja menor;

Válido para casa própria ou arrendada, desde que com autorização do senhorio;

Exemplo de apoios: adaptação de casas de banho, cozinhas, rampas de acesso, entre outros.

Equipamentos Desportivos

Visa a criação de condições para que a pessoa possa desenvolver uma atividade desportiva ou melhore o treino e rendimento desportivo;

Não poderão ser apoiadas inscrições em provas, deslocações, inscrições em ginásios, e outros apoios que não sejam equipamentos.

Exemplo de apoios: handbike, cadeiras de rodas para a prática desportiva (basquete, ténis, andebol), equipamento de boccia, entre outros.

A Associação Salvador apoia, assim, até 90% do custo efetivo do apoio, até um limite de 9.000 (nove mil euros), sendo que o candidato deverá comparticipar sempre com o mínimo de 10% do custo do apoio. Este ano a AQV conta com o apoio dos Mecenas Brisa, CTT, Delta Cafés, Fundação Calouste Gulbenkian, Novo Banco e Semapa!

O período de candidaturas decorre até ao dia 15 de março de 2019, através de formulário online disponível (basta clicar no link e acede automaticamente: https://www.associacaosalvador.com/o-que-fazemos/acao-qualidade-de-vida/19/). Os resultados serão divulgados a 8 de junho de 2019, no site da Associação Salvador (www.associacaosalvador.com), onde é possível consultar o Regulamento.

A edição de 2018 contou com o número total de 101 candidaturas recebidas, tendo sido apoiadas 30: 14 na área de Obras em casa, 12 na área de formação e emprego, 4 na categoria da criação do próprio negócio.

A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora, os quais não pode apoiar aleatoriamente sem a definição de critérios e requisitos. De forma a conseguir dar uma resposta mais justa à variedade de pedidos recebidos, a Associação Salvador criou, em 2008, a Ação Qualidade de Vida, processo de candidatura anual para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.

A AQV visa, assim, apoiar casos que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, ou outros.

A Associação Salvador foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003 e tem como missão promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

Em finais de 2007 obteve o estatuto de utilidade pública, encontrando-se desde essa altura ao abrigo da Lei do Mecenato. Em 2008 deu início a diferentes projetos ambiciosos, que tiveram já resultados e impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas, tendo de uma forma geral atingido os objetivos a que se propuseram.

Imagens: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*