Água de Barcelos com qualidade exemplar para consumo humano

Novembro 20, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Águas de Barcelos distinguida novamente pela ERSAR

Devido à excelente qualidade da água da rede pública no concelho de Barcelos, a Águas de Barcelos (AdB) foi distinguida, novamente, com o selo de “qualidade exemplar da água para consumo humano”.



A cerimónia de entrega dos selos irá decorrer no dia 10 de dezembro, durante a 14ª Expo Conferência da Água, em Lisboa. Dos 24 concelhos dos distritos de Braga e Viana do Castelo, só 5 entidades alcançaram este selo: Barcelos, Esposende, Paredes de Coura, Braga e Viana do Castelo.

Com esta iniciativa da ERSAR, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas. Pretende, também, sensibilizar-se as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas. Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos foram alguns dos parâmetros avaliados.

A água fornecida pela Águas de Barcelos é alvo de uma análise rigorosa e frequente, garantindo as melhores condições para consumo. Em 2013, 2014, 2017 e 2018 foi também atribuído à AdB o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”. Estes selos de qualidade foram atribuídos, pela primeira vez, em 2013. As entidades distinguidas com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”, como é o caso da AdB nos cinco anos de atribuição deste prémio, evidenciam-se por assegurar uma qualidade exemplar da água para consumo humano.

Esta iniciativa da ERSAR é realizada em parceria com o Jornal “Água & Ambiente”. Fazem também parte do Júri outras entidades representativas do setor, designadamente, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Imagens: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima