Águas de Barcelos leva “Água Segura” a todas as Escolas do Concelho

Agosto 23, 2017 Atualidade, Concelho, Educação




Com o objetivo de educar os mais pequenos sobre a vitalidade da água e sobre os ciclos natural e urbano desta, a ação letiva “Água Segura”, promovida pela Águas de Barcelos, chegará a todas as escolas de ensino básico do concelho, a partir do ano letivo 2017/2018. O projeto já leva, todos os anos, a educação ambiental aos alunos barcelenses do 1º ciclo.

No ano letivo de 2016/2017, o projeto educativo abrangeu 950 alunos, tendo estado em 61 escolas de 8 agrupamentos escolares. De acordo com a empresa, “o empenhamento e a satisfação manifestada pelos professores e alunos no ano letivo que agora terminou foi um estímulo importante para a continuidade do projeto educativo, que no próximo ano letivo contará também com o Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, cobrindo assim 100% das escolas públicas do concelho”.

A mesma empresa “considera a educação ambiental fundamental, pois as crianças, ao crescerem consciencializadas sobre a importância deste recurso, e como a água é usada pelo ser humano, irão certamente adotar comportamentos mais ecológicos na sua vida futura”.

Além das ações letivas, de modo a consolidar alguns dos conhecimentos adquiridos, os alunos participam num concurso interescolar de desenho sobre os “Ciclos natural e urbano da Água”, onde os desenhos mais precisos, criativos e originais são premiados. Todos os alunos que recebem certificados de participação e garrafas de água reutilizáveis.

A Águas de Barcelos salienta que “o objetivo pedagógico desta ação é educar as crianças sobre a importância do ciclo natural da água na renovação dos nossos reservatórios naturais de água doce, e que o ciclo urbano da água, ao tratar a água para consumo humano e os esgotos resultantes das atividades domésticas e industriais, é muito importante como resposta ao problema da poluição, contribuindo significativamente para promover a saúde da população e proteger os nossos recursos hídricos”.

Fonto e foto: AdB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima