Albergue Cidade de Barcelos celebra 8º aniversário com atividades ao longo da semana

Julho 25, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Entre 20 e 25 de julho a Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos encontra-se a comemorar o seu 8º aniversário, com um rol de atividades ao longo destes dias, promovidas pela associação, de participação livre e gratuita (sem necessidade de inscrição), vocacionadas para a promoção de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho de Santiago para os barcelenses. Estas comemorações têm o apoio do Município de Barcelos e da Xunta de Galicia.



Assim, no passado dia 20 de julho realizou-se o “Barcelos Hospitaleiro”. Esta foi a 4ª edição de um evento informal de partilha de experiências entre todos os que, diariamente, promovem a hospitalidade no Caminho Português de Santiago.

No dia seguinte, houve visita guiada, com tema “Barcelos na ótica do Caminho de Santiago”, orientada pelo Posto de Turismo de Barcelos.

Hoje, pelas 19h00, há Eucaristia de Santiago e Bênção do Peregrino, na Igreja de Santo António (Barcelos). Esta é uma atividade promovida em parceria com a Bênção do Peregrino da Igreja de Santo António e com a Associação SobramSonhos – Amigos e Voluntários do Caminho de Santiago.

Ainda hoje, pelas 21h00, no Posto de Turismo de Barcelos, inaugura a exposição “De Mar a Mar – o Caminho de Santiago em 3D”, da Xunta de Galicia. Esta exposição é composta por 20 fotografias do Caminho Português de Santiago na Galiza, sendo imagens de alta resolução em formato anáglifo 3D. O Caminho de Santiago é apresentado como uma rota universal, espiritual, histórica e monumental, Primeiro Itinerário Cultural Europeu, cuja meta é o túmulo do Apóstolo Santiago Maior, em Santiago de Compostela.

Esta exposição estará patente de 25 de julho a 20 de agosto de 2019.

A Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos é uma associação privada, sem fins lucrativos, nem financiamento público, que foi fundada em julho de 2011, tendo como finalidades “promover a hospitalidade, principalmente proporcionando condições de acolhimento no Albergue Cidade de Barcelos (contra donativo livre e voluntário) de curta duração de Peregrinos que percorrem o Caminho Português de Santiago e/ou qualquer outro itinerário de Peregrinação (nomeadamente o Caminho de Fátima)” e “organizar atividades de proteção, valorização, divulgação e promoção de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho de Santiago para os barcelenses”.

Depois da apresentação pública do projeto, a 24 de julho de 2011, foi a 3 de julho de 2012 que o Albergue Cidade de Barcelos acolheu os primeiros Peregrinos (o Albergue Cidade de Barcelos foi ampliado em julho de 2016). Desde essa data, o Albergue Cidade de Barcelos promove, diariamente, sem interrupções, a Hospitalidade, a cidade de Barcelos e a Lenda do Galo (365 dias por ano / 24 horas por dia). Até à presente data, o Albergue Cidade de Barcelos acolheu mais de 20000 peregrinos de 70 nacionalidades, dos 10 meses aos 89 anos de idade, sem distinguir raça, etnia, género, idade, profissão e/ou credo. Paralelamente, promove diversas atividades, tanto de informação e preparação de Peregrinos (barcelenses) como de defesa de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho de Santiago em Barcelos.

Fotos: ACB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima