Aliança reúne com comunidade brasileira

Março 7, 2020 Atualidade, Concelho, Mundo, Política

Na passada sexta-feira, dia 6 de março, pelas 15h30, o Presidente da Direção Política Distrital (DPD) do Aliança, Ricardo Mendes Ribeiro, reuniu com a Associação União, Apoio, Integração (UAI) para discutir os problemas que a comunidade brasileira enfrenta no Distrito de Braga.



Estima-se que haja cerca de 30 mil imigrantes brasileiros no Distrito de Braga e a UAI presta valiosos serviços de apoio e aconselhamento a essa comunidade.

Ricardo Ribeiro sublinhou a importância que a comunidade brasileira tem, hoje em dia, para o Distrito: “os imigrantes brasileiros são muito bem-vindos e com as suas particulares características são um motor da dinâmica do Distrito, a todos os níveis”.

Sublinhou a preocupação pelas vulnerabilidades que muitos brasileiros apresentam, nomeadamente, pelo desconhecimento da realidade portuguesa e, por isso, a sua exposição a fraudes ou a esquemas de negócios que funcionam no Brasil, mas não em Portugal.

Outro problema discutido foi o da validação de graus académicos, que leva muitos imigrantes a não poderem exercer a profissão para a qual estão mais qualificados.

Em contrapartida, Ricardo Ribeiro congratulou-se por haver bastantes apoios das instituições locais e haver uma boa integração das crianças brasileiras nas escolas. “Os brasileiros têm uma cultura próxima da nossa, podem integrar-se facilmente e constituem uma mais-valia, que enriquece o Distrito de Braga. Temos muitas coisas boas a receber deles”, concluiu.

Foto: Aliança.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima