Alunos do Clube de Robótica da Escola Secundária de Barcelinhos recebidos nos Paços do Concelho

Julho 1, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

Os alunos do Clube de Robótica da Escola Secundária de Barcelinhos foram recebidos pela Presidente da Câmara em Exercício de funções, Armandina Saleiro, na passada sexta-feira, nos Paços do Concelho.



Dois destes alunos estarão a representar a Escola Secundária de Barcelinhos, a cidade de Barcelos e Portugal, no maior concurso de robótica do mundo, o RoboCup 2019, em Sydney, na Austrália, de 2 a 8 de julho, com um projeto de busca e salvamento. Neste Mundial de Robótica, que reúne mais de 5000 participantes de todos os níveis de ensino, estarão representados cerca de 45 países. Recorde-se que, em 2016, estes alunos foram vice-campeões do mundo de Robótica no RoboCup 2016, em Leipzig, Alemanha.

Armandina Saleiro assinalou ser “gratificante ver na nossa comunidade jovens tão talentosos a levar o nome do ensino público de qualidade de Barcelos além-fronteiras”. 

Já Rui Baptista, professor e responsável pelo Clube, sublinhou que “sem o apoio do Município, não conseguiríamos ir a estes concursos internacionais” e espera que “estas oportunidades sirvam para que os alunos se apliquem nos estudos, que funcionem como um incentivo”.

O diretor da Escola Secundária de Barcelinhos, António Carvalho, disse que “estes projetos funcionam em regime de voluntariado”, pois decorrem em horários após as aulas e que “os alunos dedicam-se bastante, prova disso são os resultados obtidos”.

Do mesmo Clube, a equipa Robotics Barcelinhos participou na liga OnStage Advanced do Euro RoboCupJunior 2019 com um robô que dançou o vira do Minho na sua apresentação de palco, dando a conhecer, dessa forma, um pouco da cultura da sua região.

O Clube de Robótica da ES Barcelinhos envolve cerca de uma dezena de alunos do ensino secundário, apaixonados pelas áreas da Robótica e da Programação. Ao longo do último ano letivo desenvolveu diversas atividades e participou em eventos de caráter educativo e de divulgação da oferta formativa da escola.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima