Alunos do IPCA recebem Cartas de Curso

Maio 15, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) realizou, no passado dia 12 de maio, a cerimónia de entrega de Cartas de Curso aos diplomados de Mestrado e de Licenciatura. Esta é uma cerimónia que pretende marcar o fim do percurso académico e o início do percurso profissional dos diplomados do IPCA.



A abertura da cerimónia esteve a cargo do Grupo de Fados do IPCA que, mais uma vez, encantou e marcou presença no certame.

O presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, abriu a sessão solene com a sua intervenção e alertou os novos diplomados de que este “é apenas um passo que alcançaram. Não podem ficar por aqui”, salientou, comparando o esforço de Cristiano Ronaldo que é “o melhor do mundo porque treina todos os dias”. O presidente do Conselho Geral do IPCA falou, ainda, aos novos diplomados, dizendo que o IPCA estará sempre de portas abertas para os receber, pois, “a relação com o IPCA é inacabada”.

Seguiu-se a intervenção de Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, que aproveitou a oportunidade para desejar os maiores sucessos profissionais aos diplomados do IPCA. O presidente enalteceu, também, o percurso deste Instituto que “evolui permanentemente em prol do desenvolvimento da região e do país, e sempre a dar passos certos com o objetivo de corresponder às necessidades dos jovens e do mercado de trabalho”.

“Esta carta significa o futuro”. Foi esta a deixa da presidente da Associação Académica, Sara Ferreira, que desejou felicidades a todos os que terminaram o curso no IPCA e que os maravilhosos anos passados nesta Instituição fiquem para sempre guardados na memória de cada um.

O Reitor da Universidade Lúrio, no âmbito de uma visita institucional ao IPCA, foi o convidado de honra desta cerimónia e referiu que “este é um momento importante na vida dos que se graduam e na história desta Instituição”. Realçou, ainda, o papel destes jovens no desenvolvimento das sociedades, apelando aos jovens provenientes dos PALOP que regressem aos seus países após a conclusão da sua formação porque “farão a diferença com a formação que aqui adquiriram”.

Coube à presidente do IPCA, Maria José Fernandes, fechar este ciclo de intervenções e fê-lo orgulhosamente “Há uns anos fizeram uma escolha, escolheram o IPCA. Hoje cerca de 100 estudantes vão receber a carta de curso”. A presidente do IPCA aproveitou, igualmente, para enaltecer o trabalho dos professores, diretores e funcionários pelos resultados alcançados e por terem apoiado estes jovens a levarem a bom porto o seu projeto académico. Referiu “é desta forma que concretizamos a nossa missão: formar pessoas, dotando-as de competências autorreflexivas”.

Durante a cerimónia, assinou-se o protocolo de cooperação entre o IPCA e a UniLúrio, que permite promover a cooperação entre as duas instituições através de atividade de índole académica, pedagógica, científica e cultural.

Seguiu-se a entrega de cartas de curso aos novos diplomados que completaram, no IPCA, os cursos de Licenciatura e Mestrado.

A sessão terminou com um momento de convívio, durante o almoço, entre a comunidade académica e familiares, no exterior da cantina do IPCA.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Santa Maria FC já joga

Iniciaram os jogos do futebol distrital, organizados pela Associação de Futebol de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima