Amigos da Montanha apresentam filme “Messner” no seu auditório

Junho 15, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto, Mundo

No próximo dia 17 de junho, pelas 21h00, no auditório da sua sede, em Barcelinhos, os Amigos da Montanha apresentam o filme “Messner”. A entrada é gratuita mas requer pré-inscrição por causa do número limitado de lugares.

Durante o ano de 2017, os Amigos da Montanha projetam, no auditório da sua sede, em Barcelinhos, três filmes alusivos à temática do montanhismo. A participação é gratuita mas requer uma pré-inscrição, uma vez que as vagas são limitadas à capacidade do auditório.




“Messner” é um documentário que mostra os maiores feitos daquele que é considerado o maior alpinista de todos os tempos.

Foi o primeiro, juntamente com Peter Habeler, a escalar o Everest sem utilizar oxigénio suplementar, em 1978, e o primeiro a alcançar, dois anos depois, o “teto do mundo” em solitário, sempre sem oxigénio suplementar, naquele que é considerado o maior feito do montanhismo de todos os tempos.

Em 1978 foi, também, a primeira pessoa que atingiu um “oito mil” em solitário, o Nanga Parbat. Na mesma montanha, realizou, em 1970, juntamente com seu irmão Günther, a segunda travessia em absoluto de um “oito mil”, parcialmente em estilo alpino, subindo pelo lado Rupal, a parede vertical mais alta do mundo, a qual, com os seus 4500 metros, nunca tinha sido escalada, descendo depois pelo lado Diamir. Foi um feito impressionante, no qual os irmãos Messner foram obrigados a bivacar vários dias sem comida e abrigo, onde, no final da descida, Günther morreu, provavelmente por causa de uma avalanche.

Reinhold Messner foi o primeiro a conseguir escalar as 14 montanhas com mais de 8000 metros, sem oxigénio suplementar, exalando sempre por novas vias e sempre a desafiar condições e situações de extrema dificuldade técnica. Foi também o segundo a escalar os sete cumes mais altos dos sete continentes.

Fonte e imagem: Agenda Cultural da CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima