Amigos da Montanha com títulos no Campeonato Nacional e Taça de Portugal de Orientação em BTT

Novembro 14, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

José João Henriques (1º) e Anabela Freitas (2ª) consagrados na Taça de Portugal

Duarte Pedro Reis também em destaque

A equipa de orientação dos Amigos da Montanha (AM) participou, no fim de semana de 3 e 4 de novembro, no Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT. A competição decorreu em Braga e atraiu à cidade dos Arcebispos cerca de 100 atletas de norte a sul do país.

O evento foi organizado pelo clube .COM – Clube de Orientação do Minho, em colaboração com o Município de Braga, no âmbito da CED18.



Neste campeonato, todos os atletas competem com o mesmo percurso/distância, independentemente do seu escalão etário (a partir dos 18 anos), para um só título: Campeão Nacional Absoluto Masculino e Feminino.

Na etapa de sábado disputou-se o apuramento para as finais, sendo a mais ambicionada a Final A. Para se apurarem, os atletas teriam de concluir o seu percurso com um tempo final no máximo de 60 pontos do vencedor. Caso não conseguissem tempo de prova para disputarem esta final realizavam, no dia seguinte, um percurso diferente na Final B.

Os vencedores desta etapa foram João Ferreira, do CAB, e Ana Filipa Silva, do CPOC. Os atletas dos Amigos da Montanha apuraram-se para a Final A, que se realizou no domingo, e o jovem Duarte Pedro Reis classificou-se em primeiro lugar no escalão de Formação. O atleta José João Henriques classificou-se em 9º lugar da geral e a atleta Anabela Freitas em 4º lugar, sendo a única a ser apurada para esta final não pertencente ao escalão de Damas Elite.

Já na manhã de domingo, na Final A, a vitória em masculinos foi para Davide Machado, do .COM e, em femininos, para Ana Filipa Silva, do CPOC. Anabela Freitas, com o 4.º lugar, também subiu ao pódio, pois neste campeonato absoluto são premiados os 5 primeiros atletas. Houve, também, a consagração da equipa Campeã Nacional Absoluta, que resulta da soma dos tempos dos 3 melhores atletas de cada clube na Final A, e este título coube ao BTT Loulé/Elevis.

A etapa de domingo foi, igualmente, a última da Taça de Portugal 2018 da disciplina e a classificação individual e por clubes ficou a ser conhecida. O balanço final para a equipa dos AM foi muito satisfatório, com o atleta José João Henriques a arrecadar o título de Campeão, no seu escalão de H40, e a atleta Anabela Freitas o título de Vice-Campeã, no escalão de D40.

Fotos: AM/DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Montanha Russa

Bem-haja, caros leitores do BnH! Jogou-se a 22ª jornada do Campeonato Nacional,
Ir Para Cima