Amigos da Montanha realizam palestra “Formar Com Desporto

Novembro 28, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Os Amigos da Montanha realizaram, na manhã do último sábado, uma palestra dedicada ao tema da formação desportiva.



Perante uma plateia atenta, constituída, maioritariamente, por jovens atletas e estudantes de desporto, assim como pais de atletas da formação dos Amigos da Montanha, os oradores convidados falaram de temáticas como a nutrição desportiva, psicologia desportiva, ética e fair-play.

O tema da Nutrição no Desporto foi apresentado pela nutricionista Ana Martins, que levou até aos participantes o conhecimento dos principais nutrientes e a sua importância na alimentação de um desportista, mostrando exemplos das ementas aconselhadas nas refeições diárias de um atleta, uma evidenciação prática que captou a atenção de todos.

José Neto, especialista em psicologia desportiva, trouxe uma análise sobre otimismo, resiliência e motivação. Foram muitos os exemplos apresentados pelo professor, fruto da sua vasta experiência de trabalho com desportistas, nomeadamente nas equipas do F. C. Porto, S. C. Braga e Vitória de Guimarães. As histórias de vida apresentadas pelo docente do ISMAI, formador da UEFA e escritor, entusiasmaram a plateia que encheu o auditório da sede dos Amigos da Montanha. José Neto foi responsável, com José Maria Pedroto, pela introdução em Portugal do projeto “Observação, Análise de Jogo e Estatística do futebol” e introduziu, também, a disciplina de Educação Física e Desporto nos Estabelecimentos Prisionais, entre outros projetos de destaque que serviram de tema de conversa na manhã de sábado.

Em representação do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, o coordenador regional do Plano Nacional de Ética no Desporto, Inácio Anjos, falou sobre a ética e o fair-play no painel “Move-te por Valores!”. A apresentação demonstrou uma análise sobre a dimensão social da prática desportiva, falando sobre temas como os valores que podem ser desenvolvidos através do desporto, sobre atitudes, espírito de equipa, disciplina, respeito, inclusão ou sociabilização. O papel de todos os agentes desportivos – atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e pais – esteve em evidência na apresentação, demonstrando que todos jogam com base no papel que todos têm na educação desportiva, fazendo sobressair a importância dos exemplos para os mais jovens e o compromisso necessário com a ética desportiva por parte de todos os intervenientes.

Esta foi a primeira palestra de um conjunto de eventos previstos que versarão assuntos complementares à vertente da execução técnica e que se revestem da máxima importância no desenvolvimento desportivo, como sejam a motivação, a ética, a nutrição, as lesões, a fisioterapia, o consumo de substâncias nocivas, entre outros. É objetivo dos Amigos da Montanha manter uma atitude dinâmica e interventiva na área do desporto, quer junto dos participantes nos eventos, quer junto dos atletas, particularmente nas classes de formação, e da população em geral e, nesse sentido, promoverão a discussão em torno destas temáticas.

Fonte e fotos: AM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Dia de Derby

Esta semana temos o Derby da 2ª Circular! Benfica e Sporting enfrentam-se
Ir Para Cima