«ANAM em diálogo» reúne Presidentes das Assembleias Municipais do distrito de Braga

Junho 19, 2019 Atualidade, Concelho, Mundo, Política

Tema em debate será “O papel das Assembleias Municipais na Promoção e Defesa da Transparência do Poder Local”

No âmbito da iniciativa “ANAM em diálogo”, decorre no próximo dia 21 de junho, o encontro que reúne os Presidentes das Assembleias Municipais (PAM) do distrito de Braga, entre elas, claro está, a de Barcelos. Com o intuito de ouvir as preocupações dos PAM da região, a Direção da ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais irá “aferir, com os mesmos, sobre as suas inquietações e também identificar os métodos mais adequados no sentido de assegurar uma maior proximidade entre a população e as assembleias municipais”, refere em nota.



Este encontro terá lugar no Meliá Braga Hotel & SPA, pelas 19h30.

O presidente da ANAM, Albino Almeida, salienta a importância da ligação entre eleitores e eleitos e de como esta questão se tem revelado num problema estrutural na democracia local. Assim, revelou a aposta numa estratégia de comunicação “que faça chegar a mensagem a todos os cidadãos para que estes percebam a nossa existência, as suas valências e a sua importância no quadro municipal”.

Nesta iniciativa, que se realiza todos os meses num distrito diferente, será também debatido “O papel das Assembleias Municipais na Promoção e Defesa da Transparência do Poder Local”, num encontro que conta também com a participação de João Paulo Batalha, Presidente da Direção da Transparência e Integridade.

João Paulo Batalha é um dos fundadores e atual presidente da Direção da Transparência e Integridade, capítulo português da Transparency International, rede global de ONG anticorrupção presente em mais de 100 países. Licenciado em História, com um minor em Sociologia Histórica e Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, trabalhou como jornalista freelancer e consultor de comunicação até 2014, quando assumiu funções de diretor executivo da Transparência e Integridade, que exerceu até final de 2015. Atualmente, é consultor, colunista e conferencista, tratando temas ligados à integridade pública e à participação cívica.

A ANAM tem como objetivo essencial valorizar o papel das assembleias municipais na organização democrática dos municípios. Foi constituída em maio de 2016, a partir de um movimento inicial de presidentes de Assembleia Municipal reunidos em Mirandela, em abril de 2013, num encontro onde foi aprovado o “Decálogo das Assembleias Municipais”, segundo o qual “a sede da democracia local está na Assembleia Municipal” e “acima da Assembleia Municipal estão os munícipes com quem ela procura manter uma ligação regular.” Tem associados em todos os distritos do continente e nos Açores e Madeira, tendo já adquirido o estatuto de parceiro, reforçando o seu papel de Associação Nacional.

Fonte: ANAM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Maus presságios

Bem-haja Barcelenses e caros leitores do Barcelos na Hora. AÍ está o
Ir Para Cima