Apresentação do “mARTE – Mostra de Artes Visuais”

Março 9, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação

É já no próximo dia 10 de Março, sexta-feira, às 21h00, no Mercado Municipal de Barcelos, que se realizará a apresentação pública do programa do “mARTE – Mostra de Artes Visuais”, focado no tema “Igualdade e Diversidade de Género”.

A mostra decorrerá de dia 19 a 28 de Maio deste ano.

Já na sua nona edição, o “mARTE” volta a trazer a Barcelos diferentes nomes do panorama artístico nacional de forma a debater, questionar e envolver, alunos e comunidade sob o mesmo contexto. O projeto conta com a presença de ex-alunos na sua organização, o que permite a envolvência pós-escolar na dinâmica da cidade. O “mARTE” conta ainda, este ano, com a parceria com a Escola Secundária Henrique Medina de Esposende.

Como referido, a sua apresentação acontece dia 10 de março, tendo a seguinte programação:

21h00 – Apresentação do programa do “mARTE”, no Mercado Municipal de Barcelos, seguido da exibição do filme “Masculin Féminin” de Jean-Luc Godard, comentado por Sabrina Marques.

23h30 – Festa/ Concerto com O Gringo Sou Eu e Lopez Dj Set, na Casa do Portela.

Toda a programação tem entrada livre, limitada à lotação do local.

Sob a temática “Igualdade e diversidade de Género”, os coordenadores do projeto, Artur Durão e Teresa Matos, referem que a escolha deste tema se relaciona com a presença de uma sociedade ainda marcada pela desigualdade na vivência das relações de intimidade, nas escolhas vocacionais de encontro aos papéis de género, nas relações laborais, na vida familiar e sobretudo na inclusão e aceitação de diferentes percursos sexuais, facilitando a violência, a exclusão, a violação de direitos dos alunos que não se integram nos padrões dominantes.

A partir da cultura pretende-se abrir a reflexão para uma educação inclusiva, livre e promotora da igualdade de género. Sobre o “ mARTE”, é uma mostra de artes visuais e um espaço de discussão e debate em torno de disciplinas não-tradicionais que não integram os currículos escolares, nomeadamente as artes performativas, a dança, a fotografia, o cinema, a vídeo-arte, a música e o design.

As atividades são múltiplas e adaptam-se aos respetivos contextos. Há espaço para cinema comentado, conferências, mesas redondas e para uma formação oficinal com workshops e masterclasses. Para além de exposições, o programa é, habitualmente, complementado com concertos e performances.

O “mARTE” conta com a coordenação de Artur Durão e Teresa Matos e com a curadoria de João Terras e Rita Senra.

Fonte e imagem: Agenda Cultural da CM Barcelos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*