Arraial do Cruzeiro, dos Escuteiros de Silveiros, realiza-se no próximo sábado

Julho 27, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto

Sábado, dia 29 de julho, o Agrupamento de Escuteiros 1150 – Silveiros, leva a cabo o seu já tradicional Arraial do Cruzeiro, sendo esta a XVI edição. Este evento realiza-se sempre no último mês de julho, sendo que este não “foge à regra” e a festa terá lugar no Largo da Igreja, em Silveiros.

Pelas 14h30, dá-se a abertura da Feira e meia hora após, a abertura do Bar. Por volta das 16h30, realiza-se uma aula de zumba, dirigida por Adriana Araújo, do Via Saudável Fitness Club.

Já ao entardecer, pelas 19h00, é hora do jantar, com feijoada e bifanas. Com o estômago “reconfortado”, os presentes poderão assistir, por volta das 22h00, ao espetáculo do grupo musical NortUcha.

O chefe de Agrupamento, Adelino Santos, em resposta ao Barcelos na Hora, referiu que o evento tem como “objetivos gerais criar e estreitar laços afetivos com a comunidade e, como objetivos específicos, angariar fundos financeiros para custear as despesas de funcionamento do Agrupamento e, este ano em particular, para as obras de conservação e manutenção da sede, que foi alvo de intervenção para reparar os estragos decorrentes da infiltração de água”.

Obviamente que os custos dessas obras serão consideráveis e o chefe Adelino Santos salienta que para “que este desiderato seja atingível, recorremos a este formato de evento porque tem sido colocado à prova ao longo destes 16 anos e tem tido muito sucesso”.

Questionado sobre se o Agrupamento teria outras ajudas, para além das institucionais, como o Município de Barcelos e a União de Freguesias de Silveiros e Rio Covo (Santa Eugénia), o referido Chefe disse que “a comunidade é generosa e doam-nos bens para vendermos na feirinha, que abre pelas 14h30, e é muito gratificante ver a quantidade de pessoas que a ela acorre”.




Adelino Santos quis destacar dois momentos do Arraial, “no período da tarde há sempre animação e este ano teremos uma aula de Zumba, com a participação da Adriana Araújo, do Via Saudável Fitness Club. Por volta das 22h00, entrará ‘ao serviço’ o grupo musical NortUcha, para animar as hostes e é muito bom ver a quantidade de pessoas ávidas por este momento de dança”.

Sobre o jantar, enalteceu “as mães” que ajudam nesse ponto do programa, referindo que “com as mãos generosas e doces das mães dos escuteiros, e outras mães sem ligação ao movimento, tem sido confecionada uma excelente e já afamada feijoada, servida ao jantar, pelos escuteiros, ao ar livre, no Largo da Igreja”.

São já 16 edições deste Arraial do Cruzeiro, 16 anos a prepararem e a organizarem este evento. O Chefe Adelino explica que um dos motivos para tal refere-se ao facto de “a grande quantidade de pessoas que adere é de tal forma elevada que tem-nos ‘empurrado’ para que esta iniciativa não pare”.

Por fim, Adelino Santos, e o seu Agrupamento, deixam um apelo aos leitores: “esta festa só existe porque as pessoas assim o querem e, por isso, lanço o convite para que apareçam sábado, em Silveiros, para poderem ver com os vossos olhos aquilo que sou incapaz de descrever por palavras”.

Imagem: AE1150-S.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima