ATAHCA com Formação e Certificação Profissional Gratuita

Junho 25, 2020 Atualidade, Concelho, Economia, Educação, Mundo

A ATAHCA – Associação de Desenvolvimento Local, através do seu Centro Qualifica Escolar e Profissional, quer apoiar as empresas no aumento das qualificações dos seus empresários/as, dirigentes e colaboradores/as, bem como na Certificação Profissional dos/as mesmos/as. “As empresas vivem, hoje, tempos desafiantes de transformação, coragem e perseverança. Tempos que, certamente, todos em conjunto, iremos conseguir ultrapassar”, refere a Associação. O Centro Qualifica da ATAHCA trabalha em parceria com Empresas e Instituições na qualificação dos seus Recursos Humanos.



Não estando alheia ao momento atual das empresas e da economia, a ATAHCA, através de um processo totalmente gratuito, tem ao dispor:

a) Certificação Escolar – 4º ano, 6º ano, 9º ano e 12º ano

b) Certificação Profissional nas seguintes: áreas/ profissionais:

– Comércio (Operador/a de Distribuição, Operador/a de Logística, Técnico/a Comercial, Técnico/a de Distribuição, Técnico/a de Logística, Técnico/a de Marketing e Técnico/a de Vitrinismo)

– Hotelaria e Restauração (Cozinheiro/a, Empregado/a de Restaurante/ Bar, Técnico/a de Cozinha/ Pastelaria, Técnico/a de Restaurante/Bar)

Turismo e Lazer (Técnico/a de Informação e Animação Turística)

– Secretariado e Trabalho Administrativo (Assistente Administrativo/a, Técnico/a Administrativo/a; Técnico/a de Secretariado)

– Serviços de Apoio a Crianças e Jovens (Cuidador/a de Crianças e Jovens, Técnico/a de Ação Educativa; Técnico/a de Juventude)

– Trabalho Social e Orientação (Agente de Geriatria, Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, Animador/a Sociocultural, Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade)

Produção Agrícola e Animal (Operador/a Apícola, Operador/a de Máquinas Agrícolas)

c) Dupla certificação.

As horas de formação podem ser contabilizadas ao abrigo da obrigatoriedade das 40 horas anuais de formação (Lei nº 93/2019, de 04 de setembro).

Existe a possibilidade de itinerâncias: sempre que haja um grupo com o mínimo de 10 colaboradores (seja na mesma empresa ou instituição ou em organizações próximas geograficamente), a Equipa do Centro Qualifica desloca-se ao local para desenvolver o processo.

Custos: o processo é totalmente gratuito.

Processo Certificação Profissional: Pela via do Reconhecimento de Competências adquiridas e de Formação Complementar (não adquiridas / por desenvolver).

Horário: Flexível, adaptado à disponibilidade da Empresa/Instituição e dos seus/suas Colaboradores/as em horário a acordar (laboral ou pós-laboral).

Para manifestação de interesse, as empresas deverão preencher este (clicar na palavra) formulário.

Para mais informações:

Centro Qualifica da ATAHCA:

tel. 253 321130 / telem. 911 193 442

E-mail: atahca@centroqualifica.gov.pt

RVCC Profissional – Saiba mais

O RVCC Profissional tem em vista a melhoria dos níveis de certificação profissional dos/as adultos/as que não possuem qualificação na sua área profissional, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

A certificação obtida através deste sistema permite, não só, a valorização profissional, social e pessoal, mas também, o prosseguimento para percursos de formação de nível subsequente.

A quem se destina?

Adultos/as com mais de 23 anos de idade que não possuem qualificação na sua área profissional.

O RVCC Profissional é uma resposta para todos/as os/as adultos/as que:

•Tenham adquirido saberes e competências profissionais através da experiência de trabalho ou noutros contextos de vida,

•Não detenham qualificação profissional,

•E pretendam obter certificação profissional na sua área.

Excecionalmente, no caso de adultos entre os 18 e os 23 anos inclusive, terão de possuir pelo menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada, pelos organismos competentes.

Como é desenvolvido o processo?

O processo baseia-se no Referencial de Competências de cada saída Profissional, constante no Catálogo Nacional de Qualificações, e segue as seguintes fases:

1º Identificação e reconhecimento das competências profissionais, detidas pelo adulto/a;

2º Identificação das competências profissionais em falta, com indicação da formação adicional que deve frequentar;

3º Validação e Certificação das competências profissionais.

Que Certificação é obtida?

No final do processo de RVCC Profissional, o/a adulto/a obtém a certificação das respetivas competências através de:

•Um Certificado de Qualificações, documento que comprova as competências profissionais validadas;

•Um Diploma de nível 2 ou nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações.

A conclusão de um processo de RVCC profissional conduz a uma certificação de nível 4 de qualificação, caso o candidato já seja detentor do nível secundário de educação.

Quais os custos da realização do Processo RVCC?

O processo desenvolvido no âmbito do RVCC Profissional e escolar é gratuito.

Qual a duração de um Processo de RVCC Profissional?

O processo tem uma duração média de 3 a 4 meses, dependendo do número de sessões semanais, em horário laboral ou pós-laboral. O processo inclui 50 horas de formação obrigatória.

Quais as áreas em que o/a Adulto/a pode ser certificado/a na ATAHCA?

Artesanato

BORDADOR/A – N2

Perfil profissional: Conceber e executar bordados tradicionais e contemporâneos preparando e selecionando os equipamentos, instrumentos, materiais e matérias-primas adequadas, tendo em conta as medidas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Comércio

OPERADOR/A DE DISTRIBUIÇÃO – N2

Perfil profissional: Efetuar as operações de receção, arrumação, exposição e reposição, inventariação de mercadorias e atendimento e venda ao cliente, de acordo com as regras de segurança no trabalho e a segurança alimentar.

OPERADOR/A DE LOGÍSTICA – N2

Perfil profissional: Efetuar as operações de receção, preparação, armazenagem, expedição e inventariação de mercadorias.

TÉCNICO/A COMERCIAL – N4

Perfil profissional: Vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.

TÉCNICO/A DE DISTRIBUIÇÃO – N4

Perfil profissional: Assegurar as condições para o adequado funcionamento das atividades operacionais da loja, contribuindo para a otimização da venda, tendo em conta as normas de qualidade, higiene, segurança e ambiente no trabalho.

TÉCNICO/A DE LOGÍSTICA – N4

Perfil profissional: Assegurar o adequado funcionamento das atividades logísticas da empresa, contribuindo para a otimização dos fluxos de informação, serviços, matérias-primas, bem como produtos acabados, tendo em conta as normas de qualidade, higiene, segurança e ambiente no trabalho.

TÉCNICO/A DE MARKETING – N4

Perfil profissional: Promover e efetuar a venda de produtos e/ou serviços, através de contactos estabelecidos com clientes, com vista à sua satisfação.

TÉCNICO/A DE VITRINISMO – N4

Perfil profissional: Conceber, organizar e executar a exposição e decoração de espaços comerciais, stands de feiras e eventos de acordo com o posicionamento definido, com o objetivo de promover a imagem e o potencial dos produtos e/ou serviços, garantindo a otimização da atratividade e rentabilidade desse espaço.

Hotelaria e Restauração

COZINHEIRO/A – N2

Perfil profissional: Organizar, preparar, cozinhar e empratar alimentos, respeitando as normas de higiene e segurança, em unidades de produção, estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

EMPREGADO/A DE RESTAURANTE/BAR – N2

Perfil profissional: Organizar, preparar e executar o serviço de restaurante/bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, em cooperação com os demais elementos da equipa, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

TÉCNICO/A DE COZINHA/PASTELARIA – N4

Perfil profissional: Planear, coordenar e executar as atividades de cozinha-pastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

TÉCNICO/A DE RESTAURANTE/BAR – N4

Perfil profissional: Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Turismo e Lazer

TÉCNICO/A DE INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA – N4

Perfil profissional: Prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos, assim como, efetuar o atendimento e a receção de clientes, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação destes.

N2 (nível 2) – condição mínima de acesso 4º ano de escolaridade

N4 (nível 4) – condição mínima de acesso 9º ano de escolaridade.

Secretariado e trabalho administrativo

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/A – N2

Perfil profissional: Executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público, seguindo procedimentos estabelecidos.

TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A – N4

Perfil profissional: Organizar e executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público.

TÉCNICO/A DE SECRETARIADO – N4

Perfil profissional: Assegurar a organização e execução de atividades de secretariado no apoio à chefia/direção de uma empresa ou serviço público.

Produção agrícola e animal

OPERADOR/A APÍCOLA – N2

Perfil profissional: Organizar e executar tarefas relativas à produção, proteção, manutenção e exploração de colónias de abelhas no espaço rural, de forma a garantir a gestão sustentada do mesmo, através de técnicas e procedimentos adequados e respeitando as normas de qualidade dos produtos, de segurança, higiene e saúde no trabalho apícola, da legislação aplicável à atividade apícola e de proteção do ambiente.

OPERADOR/A DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS – N2

Perfil profissional: Conduzir e operar tratores agrícolas, com e sem equipamentos montados ou rebocados, e máquinas agrícolas, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola e de proteção do ambiente.

Serviços de apoio a crianças e jovens

CUIDADOR/A DE CRIANÇAS E JOVENS – N2

Perfil profissional: Cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens até aos 18 anos, colaborando na execução de atividades lúdico ¬pedagógicas, de vida diária e de lazer, promovendo o seu bem-estar e desenvolvimento integral, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

TÉCNICO/A DE AÇÃO EDUCATIVA – N4

Perfil profissional: Cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

TÉCNICO/A DE JUVENTUDE – N4

Perfil profissional: Intervir na conceção, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos, programas e atividades com e para jovens, mediante metodologias do domínio da educação não ¬formal, facilitando e promovendo a cidadania, a participação, a autonomia, a inclusão e o desenvolvimento pessoal, social e cultural.

Trabalho Social e Orientação

AGENTE EM GERIATRIA – N2

Perfil profissional: Prestar cuidados de apoio direto a idosos, no domicílio e em contexto institucional, nomeadamente, lares e centros de dia, zelando pelo seu bem ¬estar físico, psicológico e social, de acordo com as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos.

ASSISTENTE FAMILIAR E DE APOIO À COMUNIDADE – N2

Perfil profissional: Prestar cuidados humanos e de saúde básicos a utentes e/ou clientes em condição de debilidade, em contexto domiciliário, institucional ou no âmbito da prestação de cuidados pessoais e à comunidade enquadrados em serviços de apoio social, tendo em conta as indicações técnicas e os princípios éticos e deontológicos.

ANIMADOR/A SOCIOCULTURAL – N4

Perfil profissional: Promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).

TÉCNICO/A DE APOIO FAMILIAR E DE APOIO À COMUNIDADE – N4

Perfil profissional: Prestar cuidados de apoio direto a indivíduos no domicílio ou em contexto institucional, nomeadamente idosos, pessoas com deficiência e pessoas com outro tipo de dependência funcional temporário ou permanente, de acordo com as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos de atuação.

Fonte e imagem: ATAHCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima