Avenida da Liberdade, em Barcelos, recebe de novo o “Ólá Primavera”

Maio 25, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura

A Avenida da Liberdade, em Barcelos, volta a colorir-se de biodiversidade este fim de semana. A atividade de sensibilização ambiental dos Amigos da Montanha (AM), que transforma esta zona do centro histórico de Barcelos num verdadeiro jardim, vai, este ano, ter dois dias de atividades.



A iniciativa dos Amigos da Montanha, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, começou este sábado, pelas 9h30 e termina às 23h00. Amanhã, domingo, o recinto abre às 10h00 e encerra às 19h00.

O evento é recheado de atividades que promovem o bem-estar comum e o desenvolvimento sustentável do Planeta. No programa constam workshops, exposições, iniciativas de sensibilização, distribuição de plantas aromáticas, degustação de produtos biológicos, uma sessão de esclarecimento sobre a prevenção de incêndios, entre outras iniciativas.

Hoje, pelas 11h00, houve o workshop “Varandas Floridas”, pelos Viveiros Serafins, uma sessão que explicou como, de forma simples, podemos embelezar as nossas casas ao mesmo tempo que se promove a biodiversidade.

Pelas 12h00 projeto “Mão no Fogo” fez uma palestra sobre a prevenção de incêndios.

Destaque, ainda, para a oportunidade de aprender sobre cozinha biológica e vegetariana num showcooking protagonizado pela Biocelos e com a participação de uma Chefe de cozinha que traz até ao “Olá Primavera” a cozinha vegetariana e a confeção de alimentos com produtos biológicos. No recinto está instalada uma pequena praça da alimentação, com cozinha biológica e vegetariana, para degustar durante os dois dias.

Espaço, ainda, para uma aula de Pilates e para a participação do Projeto Animais Barcelos.

O espaço de exposição contará também com a participação do Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos.

À noite, a partir das 21h30, o espaço vai ser invadido por um espetáculo de música e dança, privilegiando a temática da natureza. Repleto de luz e cor e abrilhantado pelo cenário criado para o “Olá Primavera”, o concerto é preenchido pela emoção, vivacidade e criatividade do espetáculo de rua.

O programa de domingo começa com a Caminhada da Família, com início às 9h00, na sede dos Amigos da Montanha, e final no espaço “Olá Primavera”, na Av. da Liberdade, onde os participantes receberão uma planta aromática como símbolo do que todos nós podemos fazer para contribuir para a biodiversidade.

No recinto do “Olá Primavera” voltam os Showcookings, pelas 12h00 e 15h30, e o worskshop “Varandas Floridas”, às 15h00. Pelas 16h30, a Turma das Abelhas falará da importância das abelhas na polinização e na biodiversidade e fará degustações dos vários tipos de mel. Durante a tarde haverá, ainda lugar para a música em mais um espetáculo de animação de rua.

O “Olá Primavera” terá espaços dedicados aos mais novos com várias atividades lúdicas e de aprendizagem sobre o ambiente e a proteção do Planeta.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU estarão em destaque no espaço expositivo, dando boas dicas para todos colocarem em prática no seu dia a dia e assim contribuírem para o desenvolvimento sustentável. Depois desta iniciativa, o difícil será mesmo não contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade.

Fonte e imagens: AM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Maus presságios

Bem-haja Barcelenses e caros leitores do Barcelos na Hora. AÍ está o
Ir Para Cima