Barcelense José Faria conquista 2º lugar no escalão Elite do ZOELAETRAIL

Agosto 15, 2017 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

No último domingo, dia 13 de agosto, José Faria participou na 1ª edição do ZOELAETRAIL, em Bragança, conquistando um ótimo 2º lugar no escalão Elite da prova longa (25km).




O atleta da SALMING PORTUGAL completou o percurso de 25 km em 2 horas e 21 minutos, o que lhe garantiu, também, o 12º lugar da classificação geral.

Pedro Rodrigues (ACADÉMICO MOGADOURO) foi o grande vencedor da prova, com o tempo de 1 hora e 52 minutos. No setor feminino, a vitória coube a Lucinda Moreiras (AMIGOS DO CAMPO REDONDO), com o registo de 2 horas e 8 minutos.

Na prova curta, os vencedores foram David Quelhas (COIMBRA TRAIL-RUNNING) e Mónica Moreiras (AMIGOS DO CAMPO REDONDO).

José Faria, atleta barcelense de 31 anos, campeão nacional de Trail Ultra-Endurance com a equipa EDV-VIANA TRAIL, é uma referência entre os amantes de longas distâncias. Conhecido pela sua regularidade e resistência, tem um amplo currículo, onde se pode destacar o 5º lugar da classificação geral no UTAX (2015), 5º lugar da classificação geral no PT281 + (2016), 3º lugar da Classificação geral nas 100 milhas (160K) do “Oh Meu Deus” (2017) e 3º lugar da Classificação geral no PT281 + (2017).

Atleta da marca sueca SALMING desde o início deste mês, conforme noticiámos na altura, José Faria já confirmou sua próxima presença no Desafio Cantabria, em Espanha, e noutros eventos europeus. Faria irá competir com o novo modelo T5 TRAIL e TRAIL T3.

Já sobre o ZOELAETRAIL, este é organizado pelo Município de Bragança e esteve integrado nas comemorações da “Festa da História”.

Nesta primeira edição, as provas decorreram na Serra de Nogueira, local onde existe a maior mancha espontânea de carvalho negral da Europa. A fauna e flora existentes no conjunto das serras Nogueira / Montesinho destacam-se no contexto nacional. Foram várias as circunstâncias que concorreram, ao longo do tempo, para que este território se assuma hoje como marco incontornável da biodiversidade nacional.

O 1º ZOELAE TRAIL foi constituído por duas provas e uma caminhada: ZOELAE TRAIL Longo (25km), ZOELAE TRAIL Curto (17km) e ZOELAE Caminhada.

Este evento teve lugar num território em tempos ocupado por um povo pré-romano – os Zoelae. Embora a sua origem seja desconhecida, vários autores apontam os ZOELAE como um dos mais antigos grupos étnicos da Península Ibérica.

Fonte e fotos: TRB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima