Barcelense Susana Costa, da Casa do Povo de Alvito, com nova presença no Eurominichamp’s em França

Agosto 29, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Schiltigheim, em França, foi o “quartel-general” de mais um Eurominichamp’s de ténis de mesa, competição que contou com a jovem barcelense Susana Costa, mesatenista da Casa do Povo de Alvito.



Esta competição foi organizada pela Associação Francesa de Ténis de Mesa, dirigida por Claude Bergeret e com os jogos a serem disputados no Gymnase des Malteries, sendo destinada a jovens nascidos após 2006.

Aos 10 anos de idade, Susana Costa, Campeã Nacional de Iniciadas e Campeã Nacional de Pares Mistos Iniciados, natural de Galegos Santa Maria, participou na 14.ª edição deste Eurominichamp’s, que decorreu naquela localidade francesa entre 24 e 26 de agosto. Esta edição acolheu, ao longo de três dias, 333 jogadores de 32 países e, pela primeira vez, para além dos países europeus, participaram também o Japão e os Estados Unidos, passando a competição para uma dimensão planetária.

Susana Costa integrou a comitiva portuguesa, constituída por Matilde Pinto, Rafael Kong, Mariana Santa Comba, Tiago Abiodun, Inês Fernandes, Mariana Costa, Pedro Gonçalves, Susana Costa, Júlia Leal, Letícia Charamba e Tiago Olhero.

No primeiro dia, realizaram-se as qualificações por grupos, com 3 fases distintas, definindo quem continuava na competição principal ou quem, por outro lado, passava para o “Torneio de Consolação” (os 4ºs classificados da 1ª fase, juntamente com os atletas eliminados das 2 fases seguintes).

Nesse dia de competição, realizado a 24 agosto, (Qualificação por grupos), e logo na 1.ª fase de qualificação, a atleta barcelense ficou num grupo fortíssimo de 4 jogadoras, do qual fez parte a jogadora romena que viria a ganhar o Eurominichamp’s 2018, na categoria feminina 2007 – Bianca Mei-Rosu.

Nesta fase, Susana Costa apenas conseguiu 1 vitória, frente à jogadora da Eslováquia, classificando-se na 4.ª posição do grupo, após o desempate por “goal-average“, (quociente entre os pontos marcados e os pontos sofridos), com as jogadoras da Normandia e da Eslováquia.

Ao pormenor, os jogos da atleta de Galegos Santa Maria:

Nina Nemethova (Eslováquia) x Susana Costa (Portugal): 2-3 (6/11; 11/9; 11/13; 11/7; 8/11)

Noémie Vanden (Normandia) x Susana Costa (Portugal): 3-1 (11/7; 3/11; 11/1; 11/7)

Bianca Mei-Rosu (Roménia) x Susana Costa (Portugal): 3-0 (11/3; 11/5; 11/1)

1ª Bianca Mei-Rosu (Roménia)

2.ª Noémie Vanden (Normandia)

3.ª Nina Nemethova (Eslováquia)

4.ª Susana Costa (Portugal)

Esta classificação condicionou a manutenção na competição principal, sendo remetida para o “Torneio de Consolação”, que se iniciaria no dia seguinte.

No segundo dia de competição (26 agosto), e já a disputar o “Torneio de Consolação”, Susana Costa ficou num grupo de 5 jogadoras, tendo apenas conseguido alcançar 1 vitória, frente à jogadora inglesa por 3-2.

De novo, conheça os resultados e jogos desta jovem jogadora:

Maja Belaj (Eslovénia) x Susana Costa (Portugal): 3-1 (13/11; 11/8; 8/11; 11/9)

Louanne Madelin (Normandia) x Susana Costa (Portugal): 3-1 (11/6; 11/5; 11/7)

Juliette Hartmann (Ile de France) x Susana Costa (Portugal): 3-1 (11/5; 8/11; 12/10; 11/5)

Bethany Ellis (Inglaterra) x Susana Costa (Portugal): 2-3 (8/11; 11/6; 8/11; 11/9; 7/11)

1ª Louanne Madelin (Normandia)

2.ª Juliette Hartmann (Ile de France)

3.ª Maja Belaj (Eslovénia)

4.ª Susana Costa (Portugal)

5.ª Bethany Ellis (Inglaterra)

Atendendo a que apenas as duas primeiras classificadas passavam para a fase seguinte do Torneio de Consolação, Susana Costa viu, por aqui, terminada a sua participação na 14ª edição do Eurominichamp’s.

Em suma, com 7 jogos realizados e 27 sets disputados ao longo destes dois dias, a mesatenista barcelense melhorou a sua participação relativamente à edição anterior e classificou-se na 41ª posição, num total de 84 jogadoras participantes no escalão 2007.



Consciente do longo caminho que ainda falta percorrer, e sabendo que encontrou pela frente adversárias um ano mais velhas e com níveis de desenvolvimento físico muito diferenciados, a mesatenista da Casa do Povo de Alvito regressa a casa com vontade de continuar a trabalhar para preparar a 15ª edição do Eurominichamp’s.

A participação de Susana Costa no Eurominichamp’s 2018 contou com o “apoio e colaboração da Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria, da Câmara Municipal de Barcelos, da Butterfly Portugal, bem como do apoio e carinho de todos os familiares e amigos, a quem respeitosamente agradece”, refere, em nota, a treinadora Sandra Esteves, da Casa do Povo de Alvito.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima