Barcelenses Inspiradores: Andreia Fonseca

Novembro 30, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Entrevistas, Opinião

O judoca Nélson Azevedo foi a nossa inspiração da semana passada. Hoje, revelamos mais uma jovem que se tem caracterizado pelo empenho e dedicação que deposita em tudo o que faz.

Se tiver interesse em participar ou em sugerir alguém inspirador para esta rubrica, escreva para o email: barcelensesinspiradores@outlook.pt.



Andreia Fonseca, 20 anos, serviu o Clube Cávado como atleta de patinagem artística durante, aproximadamente, 10 anos. Mantém-se ligada à modalidade, sendo atualmente treinadora no Leça Futebol Clube.

A jovem barcelense é Vice-Presidente da Assembleia Geral e Coordenadora do Departamento Administrativo e Financeiro do Projeto Universidade +. Este projeto barcelense tem como objetivo apoiar os alunos do secundário na transição para o ensino superior, descomplicando esta entrada. Esta jovem dinâmica integra também o grupo de teatro Tom de Festa- TAS´S em Campo.  

A par de tudo isto, Andreia Fonseca frequenta o 3º ano da Licenciatura em Bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Porque em todo o lado que passa, Andreia “arregaça as mangas” e age, na Faculdade é membro da Comissão de Acompanhamento do seu ciclo de estudos. Esteve durante dois anos como Vogal do Departamento Desportivo da AEFCUP e a sua lista foi a vencedora para mais um mandato. Recentemente, a lista a que pertencia ganhou as eleições para o Conselho Pedagógico da FCUP. Encontra-se a estagiar na FFUP, na área alimentar.



Quem és tu? Conta-nos quem és apenas como tu te conheces. 

Sem dúvida que essa deve ser das perguntas mais difíceis que nos podem fazer ou de nós fazermos a nós mesmos. Mas algo que me caracteriza é que sou daquelas meninas “com bichinhos carpinteiros”. Estar parada e não ter nada para fazer não é nada comigo. Preciso de andar de agenda completa (risos).

O que fazes é uma extensão de quem és?

Claramente. Transmitir aquilo que aprendi aos outros e defender aquilo em que acredito, dando sempre o meu melhor. Entrego-me sempre ao máximo naquilo que faço.

De que forma impactas a vida do próximo?

Acho que quem melhor iria responder a esta questão seriam os outros. Contudo, eu pretendo sempre auxiliar os outros naquilo que posso, daí alguns dos projetos em que estou envolvida terem um cariz de voluntariado/ ação social.

Se pudesses ter a atenção do mundo durante 5 minutos, o que dirias ou farias?

O mais óbvio a responder claro que seria a paz, o amor…mas as pessoas esquecem-se que para haver tudo isto, acho que é preciso apelar primeiro ao respeito, gratidão e compreensão.

Ao longo da tua vida, quem foram algumas das pessoas que mais te influenciaram?

Acho que todas as pessoas que conheci ao longo da minha vida me influenciaram. O ser humano tem a tendência de imitar o outro. Alguns devem perguntar-se: e as más influencias? Sim, já tive, e muitas, mas cabe a cada um pegar nisso e reverter e tornar que isso se torne uma boa influência para nós. Também se aprende muito com os erros dos outros e com os nossos.

Atualmente, que figuras de influência tomas como exemplo?

É impossível escolher uma! Gosto de personalidades fortes e que me inspirem a ser melhor. 

Diz-nos um barcelense que te inspire.

Sinceramente, o barcelense que me inspira foi variando ao longo da minha vida. Acho que em cada fase houve, claro, alguém que eu tomava como exemplo, mas foi sempre algo a curto prazo, porque isso definiu um bocadinho a minha personalidade naquele momento e depois eu fui-me moldando à minha maneira.

Como gostarias de ser recordada?

Eu quero deixar uma marca diferente em cada pessoa, pois há experiências/momentos únicos com cada determinada pessoa. Não quero ter uma imagem uniforme, no entanto, ser a menina inquieta, a patinadora, o andar de sorriso de orelha a orelha, serão sempre marcas que deixarei em todos.

Por: Sandra Santos (Poeta e Tradutora) e Iara Brito (Criminóloga)*.

(* A redação do artigo é única e exclusivamente da responsabilidade das autoras)

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Momento tão Penoso

Bem-haja, caros leitores do BnH! Continuamos à procura de um rumo. De
Ir Para Cima