Barcelenses Inspiradores: Bruna Martins

Março 21, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Entrevistas, Opinião

A modelo e manequim Bruna Martins é a convidada desta semana.

Se tiver interesse em participar ou em sugerir alguém inspirador para esta rubrica, escreva para o email: barcelensesinspiradores@outlook.pt.



Bruna Martins nasceu a 28 de setembro de 1998 e é natural de Barcelos. Desde muito cedo, sabe o que é o mundo da Moda, começando por ter sido vencedora de um concurso, com apenas 10 meses de idade. Continuou a trabalhar como modelo, no qual fez catálogos para marcas prestigiadas nacionais e internacionais, como é o caso da Roberto Cavalli, Armani Junior, Zippy, Tiffosi, Zara, entre muitas outras.

Com 6 anos, desfilou no Moda Lisboa, pela primeira vez, sem saber que voltaria a pisar essa passerelle anos mais tarde. Tem formação em representação, mas nunca foi a sua maior paixão.

Em 2010, juntamente com Vítor Baía, foi o rosto da campanha publicitária “O Joãozinho”, no qual o objetivo principal era construir um novo hospital pediátrico no Porto.

Conta com um grande número de desfiles realizados, entre eles, o Portugal Fashion, a Moda Lisboa e o Porto Fashion Week. Também fez editoriais para vários estilistas e marcas, contando já com uma carreira longa e vasta, que continua a evoluir.

Atualmente, está a terminar a licenciatura em Turismo, em Viana do Castelo. Entre conciliar os estudos com o trabalho como modelo, Bruna ainda trabalha como relações públicas/hospedeira no clube Gil Vicente FC, e, há 4 anos, começou a gerir e organizar eventos, uma das áreas que a fascina. Para além de tudo isto, a Bruna faz parte do departamento de Relações Externas da UPrise Talent, uma associação juvenil que surgiu a partir da necessidade de melhoria do sistema educativo, sendo um complemento a este. Muito recentemente, começou a trabalhar como manager numa agência de modelos, a Allure Model Management.

Apaixonada por tudo o que está relacionado com a Moda, mas também pela Cultura, Música e por ajudar o próximo, a Bruna vive de sonhos, de determinação e do querer fazer mais e melhor, sem nunca passar por cima de ninguém. Gosta de viajar e adora estar com a família. Assume que é feliz e sente-se realizada.



Quem és tu? Conta-nos quem és apenas como tu te conheces.

Sou a Bruna Martins, uma jovem ambiciosa, apaixonada por várias áreas, sendo a Moda a que esteve mais presente desde que me lembro. Considero-me uma pessoa educada, humilde, amiga e sonhadora. Fascinada por Música, Artes e Cultura. Adoro viajar e acredito que poder conhecer o nosso mundo é a maior dádiva que podemos ter. Tento sempre ajudar o próximo e não aceito injustiças. Sou muito determinada em lutar pelos meus sonhos e entrego-me de coração a tudo o que faço.

O que fazes é uma extensão de quem és e do teu propósito de vida?

Sem dúvida que sim. Sinto que nasci com um propósito e todos os dias luto para tentar atingi-lo. Gosto de explorar as diversas áreas que me fascinam e sei que, desta forma, estou a construir o meu futuro.

Se pudesses ter a atenção do mundo durante 5 minutos, o que dirias ou farias?

Diria que o maior problema que o mundo tem é a falta de amor, respeito e sensibilidade. E que a solução é amarmo-nos a nós próprios, em primeiro lugar, para, assim, sermos capazes de amar o próximo. Somos todos iguais, apesar de sermos diferentes…

Acredito que chegará o dia em que as culturas se unirão e a guerra e a fome acabarão de vez, mas, até lá, muitas mentalidades têm de mudar.

Qual foi o acontecimento que mais te marcou até hoje?

Apesar de só ter 21 anos, consigo lembrar-me de bastantes acontecimentos que me marcaram. Mas quero salientar um acontecimento que sei que nunca vou esquecer e que me orgulho imenso. Em 2008, como parte da minha carreira profissional enquanto modelo (na altura, ainda com apenas 10 anos), fui convidada para ser o rosto da campanha publicitária “O Joãozinho”, que tinha como objetivo a angariação de fundos para a construção da nova ala pediátrica do Hospital São João. Ao lado do Sr. Vítor Baía, foi com orgulho que fiz parte desta campanha que, mais do que trabalho, significou muito para mim pelo valor solidário.

Realizámos um spot publicitário que passou em vários canais da televisão e a foto de campanha que apareceu em quase todos os jornais portugueses durante 5 anos. Infelizmente, até hoje, ainda não foi construído o hospital pediátrico, mas acredito que esta campanha mudou muitas vidas pelo impacto que teve. E marcou a minha vida, claro.

Curiosidades do Convidado  

Qual é o teu livro preferido? E o teu filme?

Gosto muito de ler, apesar de já não o fazer há demasiado tempo. Mas quero realçar o livro “Podes Ser Tudo”, do Rúben Rua, também modelo. E em relação a filmes, gostei muito dos filmes “Joker” e o “Parasita”, porque ambos retratam bastante bem algumas realidades que, por vezes, não temos perceção.

Qual foi a viagem que mais te marcou?

Gostei muito de visitar Milão. Foi a primeira vez que viajei de avião e este destino estava na minha lista há muito tempo, não só por ser a capital da Moda, mas também pela sua beleza e grandiosidade.

No entanto, no final do ano passado, concretizei um sonho que tive toda a minha vida: visitar Paris e, como não podia deixar de ser, a Disneyland. Sou apaixonada por esta cidade e pela Disney (quem não é?). Superou todas as minhas expectativas e mal posso esperar para lá voltar e viver tudo o que vivi outra vez! Mas qualquer viagem, num destino longe ou perto, pode ser uma experiência fantástica. O importante é manter o espírito aberto e aventureiro.

Que viagem de sonho ainda pretendes realizar?

Adoro destinos paradisíacos, por isso, tenho como sonho ir a Bali, às Maldivas, Tunísia, todos os lugares que sejam rodeados de natureza, história, águas cristalinas e cultura.

Também tenho muita curiosidade em visitar a Polónia, principalmente, o campo de concentração de Auschwitz, porque sempre me fascinou saber mais acerca deste período tão negro e triste que foi o Holocausto.

Qual é a tua atividade de tempo livre preferida?

Ouvir música é, sem dúvida, o que mais faço nos meus tempos livres. Adoro estar com a minha família e descobrir um bocadinho de Portugal sempre que tenho oportunidade.

Qual é a tua maior habilidade?

Penso que a minha maior habilidade é ser modelo, devido ao facto de já trabalhar na moda desde muito pequena e ter muitos anos de experiência.

No entanto, apesar de a Moda ser uma grande parte de mim, tenho como habilidades ser criativa, proativa, persistente e muito profissional. Vejo sempre o lado bom em tudo, quero sempre aprender mais um pouco sobre tudo e tento nunca estar “parada”.

O que seria para ti um dia perfeito?

Para mim, um dia perfeito começa por ser um dia de sol e com um pequeno-almoço pela manhã (sempre!!). Só isso já é o suficiente para ser um dia bom.

Mas, honestamente, basta ser passado com a minha família e que todos estejam bem e felizes para ser um dia perfeito.

Diz-nos um barcelense e um não barcelense que te inspirem e porquê.

Eu inspiro-me com todas as pessoas que vou conhecendo ao longo da minha vida. Sou capaz de tirar algum ensinamento das pessoas que conheço, seja esse positivo ou negativo. E, juntando isso ao facto de eu ser bastante observadora no meu quotidiano, fez com que eu me tornasse a pessoa que sou hoje e a ter noção do que não quero ser.

Porém, posso salientar que tenho como maior inspiração a minha mãe, uma guerreira.

Pergunta mistério do convidado da semana anterior, Raúl Peixoto.

Se o mundo terminasse agora, o que tinha ficado por fazer?

Penso que fiz tudo o que posso para cumprir os meus objetivos, a nível pessoal e profissional, ao mesmo tempo que tento estar sempre presente na vida da minha família e dos meus amigos. Explorei, criei, viajei, ri, amei. Há muita coisa que quero fazer ao longo da minha vida… Mas acho que se o mundo terminasse agora não sentiria que ficou algo por fazer, porque sei que lutei para atingir tudo o que atingi.

Uma mensagem* inspiradora…

Às vezes, os dias são cinzentos, como na vida. Mas, apesar de o sol nem sempre brilhar, ele acorda todos os dias. Por isso, vivam a vida e tirem partido dela, porque tem tanto para oferecer.

Sonhem.

Arrisquem.

Amem-se.

Sejam felizes.

A vida é tão bela.

* Nota: Mensagem em latim significa mens agitat molem, ou seja, “o espírito agita a matéria”.

Por: Sandra Santos (Poeta e Tradutora) e Iara Brito (Criminóloga)*.

(* A redação do artigo é única e exclusivamente da responsabilidade das autoras)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima