Barcelenses Inspiradores: Liliana Lima

Agosto 8, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Entrevistas, Opinião

Depois de termos conhecido o treinador de ju-jitsu Miguel Barroso, esta semana cabe à barcelense Liliana Lima inspirar-nos com o seu projeto de vida ligado à parentalidade.

Se tiver interesse em participar ou em sugerir alguém inspirador para esta rubrica, escreva para o email: barcelensesinspiradores@outlook.pt.



Liliana Lima, de 30 anos, é natural de Barcelos.

Formada em Gestão de empresas, ramo Recursos Humanos em Coimbra (2010), Pós-Graduada em Gestão da Qualidade para IPSS (2011) e Formadora (2012).

Trabalhou numa associação como responsável de recursos humanos para ajudar Instituições de Acolhimento de Crianças (2010-2014).

Responsável de recursos humanos num parque infantil e empresa de diversão infantil (2011-2015).

Fundadora do projeto Trapos e Mamãs (2016), com página no Facebook, que consiste numa loja online dedicada ao babywearing e produtos sustentáveis e reutilizáveis para mães e bebés.

Consultora Babywearing pela CRIANZA NATURAL e pela Escola Brasileira Bebê no Pano. (2016/2017).

Assessora de Lactação pela Rede Amamenta e Rosa Sorribas – IBCLC (2016).

Fundadora do Aromas e Mamãs (2018) e a promover a utilização dos óleos essenciais para pequenos problemas de saúde evitando utilização de medicamentos.

Aromaterapeuta pela ABRATH – Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos (2019).

Mãe e apaixonada pelo mundo da maternidade. Apologista do parto natural, humanizado e informado, Babywearing, colo, co-sleeping ou cama compartilhada criação com apego, disciplina positiva/parentalidade consciente, aleitamento prolongado e exclusivo até aos 6 meses, BLW, alimentação saudável, amor e respeito pelas nossas crianças, aromaterapia e alternativas amigas das crianças, de nós e do ambiente.

Há 3 anos que promove a partilha de informação, informada, fundamentada, atualizada em diversas áreas da parentalidade, e cada vez mais adepta de opções amigas da saúde e do ambiente.

Abre a Tribus, união de tudo o que uma família precisa para um crescimento natural e sustentável, a primeira loja de babywearing do Minho (2019), localizada em Barcelos.



Quem és tu? Conta-nos quem és apenas como tu te conheces.

Desde que nasceu o meu filho mais velho, há quase 4 anos, toda eu mudei, cresci, sou uma nova pessoa. Toda a minha vida profissional mudou e nunca alguma vez sonhei com tal caminhada ou projetos.

O que fazes é uma extensão de quem és?

Hoje sim, com a loja, o grupo, as páginas no Facebook (base primordial do meu trabalho) promovo e debato imensos temas. Sou uma pessoa chocante, porque as pessoas não estão preparadas para sair do “modo piloto automático”.

De que forma impactas a vida do próximo?

Com tudo o que venho a estudar, investigar, aprender; luto por mudar o tanto “sempre foi assim” e informar, formar e empoderar mulheres e famílias sobre tudo o que a maternidade nos traz, sobre tudo o que há para descobrir e o tanto que ainda está “oculto”.

Se pudesses ter a atenção do mundo durante 5 minutos, o que dirias ou farias?

Não chegava! Apenas 5 minutos é muito pouco tempo para tudo o que eu tenho e posso dizer. Se só pudesse os 5 minutos, pedia às pessoas para questionar como as crianças, para duvidar de tudo o que conhecem, para olhar para o mundo de outra forma, com outras lentes e para buscar mais informação, mais atualizada, mais recente. Porque o mundo de ontem não é o de hoje e amanhã será diferente. E, infelizmente, há demasiadas coisas, “como antigamente”.

Ao longo da tua vida, quem foram algumas das pessoas que mais te influenciaram?

Tenho um grande amigo empreendedor que sempre buscou o seu sucesso e felicidade, contra tudo e contra todos. E também eu escolhi o meu caminho contra tudo e contra todos.

Atualmente, que figuras de influência tomas como exemplo?

Dr. Carloz Gonzalez, Clementina Pires de Almeida, Micaela Oven, Álvaro Bilbao, Magda Gomes Dias, Harvey Karp, Constança Cordeiro Ferreira. São alguns nomes que me servem de referência no respeito dos bebés e informação para os pais.

Diz-nos um barcelense que te inspire e porquê.

Barcelos tem imensos talentos, imensas pessoas capazes de mover este mundo e o outro. Mas é preciso muita vontade para se fazer acontecer. Há imensos empresários e negócios grandiosos e muito pouco conhecidos e valorizados cá. Há imensas empresas que crescem de ano para ano, que marcam a diferença no conselho. Todos os empresários que levam o nosso concelho para o mundo. Há tantas pessoas inspiradoras por cá!

Como gostarias de ser recordada?

Aquela que queria mudar o mundo da parentalidade. Que promove a parentalidade refletida e que muda, devagar, um mundo de cada vez: família a família, bebé a bebé.

Por: Sandra Santos (Poeta e Tradutora) e Iara Brito (Criminóloga)*.

(* A redação do artigo é única e exclusivamente da responsabilidade das autoras)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima