Barcelenses Inspiradores: Sérgio Garrido

Dezembro 21, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Entrevistas, Opinião

Antónia Ruivo revelou-se e inspirou-nos na semana passada. Desta vez, ficaremos a conhecer melhor Sérgio Garrido, um apaixonado pelo Desporto e fundador da Fittraining Systems.

Se tiver interesse em participar ou em sugerir alguém inspirador para esta rubrica, escreva para o email: barcelensesinspiradores@outlook.pt.



O barcelense Sérgio Garrido sempre foi um apaixonado pela atividade desportiva. Desde jovem que o desporto esteve presente na sua vida, passando pelo karaté e futebol. Como professor de educação física sempre tentou ensinar aos seus alunos que os obstáculos precisam ser ultrapassados e que a luta pelos seus sonhos deve ser uma constante.

Como fundador da Fittraining Systems, procura inovar e contribuir para o desenvolvimento do fitness em Portugal.



Quem és tu? Conta-nos quem és apenas como tu te conheces.

O meu nome é Sérgio Manuel Ferreira Garrido. Desde que me conheço que sempre tive uma enorme paixão pelo Desporto e Atividade Física. Gosto imenso de ajudar as pessoas, principalmente através da Atividade Física e do Desporto. Tenho na memória de muitas aulas que lecionei, que através da Educação Física podemos mudar a vida de um aluno, de uma criança, fazê-lo ver que o estabelecimento de objetivos na vida é extremamente importante para podermos “guiar o barco a bom porto”! Lembro-me da uma turma que tive nas escolas onde lecionei, no concelho de Barcelos, em que muitos dos miúdos não tinham nem sequer “sapatilhas” e propus-lhes ir ao “Dia Mundial da Criança” participar nos jogos sem fronteiras. Treinámos à chuva, quase sem material nenhum (barreiras, coletes, pavilhão, etc.) e, no final, alcançaram o 2º lugar na prova. Ficaram super felizes e para eles aquilo significava um enorme triunfo de crer, garra e determinação! A minha mensagem foi: “Levem isto que conseguiram para a vossa vida e nunca desistam dos vossos sonhos, lutem sempre até conseguirem…!

O que fazes é uma extensão de quem és?

Sou Licenciado em Educação Física e Desporto pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior!

Na verdade, sim, toda a minha vida foi Desporto e Atividade Física. Comecei no Karaté aos 8 anos de idade. Aos 13 anos, como cadete, já competia nos Seniores e o meu mestre levava-me às competições todas de adultos, por isso tive que saber enfrentar desafios desde cedo.

Pratiquei futebol, ainda, no Gil Vicente Futebol Clube (camadas jovens), mas na altura havia muitos interesses económicos que se colocavam à frente de muitos miúdos talentosos, incluindo eu. Como muitos, desisti, não tive apoio familiar para continuar, mas se continuasse daria um excelente jogador de futebol (médio ofensivo)!

Hoje tenho uma empresa: Escola de formação em Desporto e Fitness (“Fittraining Systems®”)!

Foi um projeto em que depois de muitos anos a lecionar em escolas como professor de educação física e em ginásios como “Group Trainer” e “Personal Trainer”, em cadeias de ginásios como: Solinca, Holmes Places, entre outras, resolvi criar a minha própria empresa e dar uma “nova imagem”, marcar pela diferença na área do Desporto e Fitness! Em 2016 inscrevi-me no IPCA e fiz um curso de programação Web, onde durante o curso um professor me informou do concurso do IAPMEI “Voucher Start Up” ao qual me candidatei!

Ganhámos com um projeto de software que tinha desenvolvido “Personal Trainer Inteligent Web System”, uma plataforma inteligente de prescrição e avaliação de treino com inteligência artificial para “Personal Trainers”!

Hoje a Fittraining Systems®- SEG FITNESS – Escola de Fitness e Desporto (www.fittrainingsystems.com), com sede na Rua Elias Garcia, loja 230, 4750-144 Arcozelo-Barcelos, é uma escola certificada pela Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho e pela Agência Nacional para a Qualificação! Para além disso, temos já duas plataformas web para apresentar ao mercado nacional e internacional do mundo do Fitness! Para além disso, a empresa também oferece um conjunto de formações exclusivas/únicas, entre as quais destacamos:

  • Power Combat®
  • Power Cycling (BIAM)®
  • Jump Bound®
  • Power HIIT MIx Training®
  • Técnico Especialista em Exercício Físico
  • Curso de Personal Trainer
  • Formações Modulares (Fisiologia do Esforço, Metodologia do Treino, Marketing no Desporto, entre outras…)

De que forma impactas a vida do próximo?

Eu sou uma pessoa extremamente divertida, simpática, amigo do amigo e que gosta de ajudar o próximo! Ao mesmo tempo, como profissional, sou muito exigente com meus alunos, já que a minha vida toda foi “ensinar”, ajudar alunos a atingirem os seus objetivos e conseguirem ter sucesso na vida como profissionais e seres humanos dentro de uma sociedade!

Os meus alunos costumam dizer que “sou mau e bom ao mesmo tempo”! Isto quer dizer que sou exigente, que “não brinco em serviço”, mas também sei relaxar e brincar.

Se pudesses ter a atenção do mundo durante 5 minutos, o que dirias ou farias?

Pergunta difícil. Diria, essencialmente, para se acabarem com as guerras, com o ódio, com o racismo, com a xenofobia e tudo o que o “mal” faz a este mundo! Eu acredito que todos viemos ao mundo com uma missão e essa missão é de bem. Só que algumas pessoas deixam-se desviar para “maus caminhos”! Hoje, vejo os problemas climáticos como um sério problema, que na minha opinião só ficará resolvido com a redução de 80% de CO2 e outros gases maléficos ao meio ambiente! Mas para isso, os países industrializados teriam que abdicar de poder, dinheiro e, na verdade, não acredito que isso irá acontecer, infelizmente! Assim, como mensagem final, diria: deem-se todos bem e pratiquem o bem, ajudem quem está na vossa frente, ao vosso lado, não sejam promíscuos ao ignorar, por exemplo, um maltrato a um animal ao lado de vossa casa!

Ao longo da tua vida, quem foram algumas das pessoas que mais te influenciaram?

  • Bruce Lee
  • Ayrton Senna
  • Vários Cantores
  • Steve Jobs
  • Minha mãe, excelente mãe ao seu jeito.

Atualmente, que figuras de influência tomas como exemplo?

Carla Maria de Abreu Pereira, a minha Noiva.

Diz-nos um barcelense que te inspire e porquê.

Pergunta difícil! Tenho vários, principalmente aqueles que se dedicam ao trabalho e fizeram de Barcelos uma cidade respeitada e conhecida no mundo inteiro!

Como gostarias de ser recordado?

Como uma pessoa que nunca passou dificuldades. Tive uma infância extremamente difícil. O meu pai foi militar, nunca tive aquela presença paternal, aquele apoio, aquele abraço!

Sinto-me orgulhoso do que alcancei e de, até agora, ter atingido todos os meus objetivos de vida, ou quase todos. Fui sempre um aluno exemplar e um atleta de Desporto de eleição e isso faz-me sentir orgulhoso! Gostaria de ficar recordado como o “Happy Fight One” (o “Lutador Feliz”), que apesar de todas as amarguras da vida, sempre tentei ajudar o próximo e colocar um sorriso no rosto dia a dia! Deixar uma mensagem positiva para as pessoas, que lutem sempre pelos seus sonhos e sejam unidos em família, em grupo de amigos e leais!

Obrigado, equipa do Barcelos na Hora.

Por: Sandra Santos (Poeta e Tradutora) e Iara Brito (Criminóloga)*.

(* A redação do artigo é única e exclusivamente da responsabilidade das autoras)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Soco no estômago!

Olá a todos os leitores do BnH! Esta crónica vai custar um
Ir Para Cima