Barcelos apresenta Projeto de Orientação Adaptada em seminário do Eixo Atlântico

Abril 3, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo, Política

O Museu de Olaria de Barcelos recebeu, no dia 2 de abril, o IV Seminário de Intercâmbio de Experiências no Âmbito da Educação do Eixo Atlântico.



A sessão de boas-vindas contou com a presença da Vereadora da Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, do Secretário-Geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, e do Presidente do Grupo de Trabalho de Educação e Cultura do Eixo Atlântico, Manuel Díos.

A iniciativa contemplou, ao longo do dia, vários painéis, nos quais foram apresentados projetos que configuram boas práticas dos municípios no âmbito de “Política Social – Integração e Coesão nas Cidades”.

A Vereadora da Educação e Ação Social apresentou o Projeto de Orientação Adaptada, desenvolvido pelo Município de Barcelos e que é direcionado a pessoas com deficiência intelectual, designadamente crianças em idade escolar e à terceira idade.

Armandina Saleiro sublinhou que se trata de um projeto-piloto em colaboração com as IPSS e escolas do concelho e que está a ter resultados bastante positivos. “Faz a diferença na vida das pessoas: dá-lhes autoestima e promove competências”, sublinhou a Vereadora da Educação e Ação Social.

O Projeto de Orientação Adaptada é monitorizado pelo atleta barcelense Joaquim Sousa, vice-campeão europeu de Orientação. A Orientação Adaptada, ao contrário da modalidade original, não tem como essência a corrida e a leitura do mapa. Consiste, antes, no reconhecimento de painéis de cores e consequente resolução de desafios.

O Projeto de Orientação Adaptada tem como objetivo promover a inclusão social e o contacto com a natureza, uma vez que é uma modalidade praticada ao ar livre, e comporta benefícios para os seus praticantes ao nível cognitivo, mental e emocional.

Neste seminário foram, ainda, apresentados projetos inovadores no âmbito da educação e inclusão social dos municípios de Maia, Braga, Vila Nova de Gaia, Porto, Valongo, Santa Maria da Feira, Viana do Castelo, Corunha, Guimarães, Santiago de Compostela, Famalicão e Matosinhos.

Fonte e fotos: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Parabéns ao meu FCP

Olá, caríssimos leitores do BnH! Antes de mais, quero desejar-vos uma Santa

Rejuvenescidos

Bem-haja, caros leitores do BnH! Jogou-se a 29ª jornada do Campeonato Nacional.
Ir Para Cima