Barcelos comemora Dia Internacional do Voluntariado

Dezembro 3, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

A Câmara Municipal de Barcelos, através do Banco Local de Voluntariado (BLV), em parceria com o Grupo Temático de Voluntariado (GTV), comemora no dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado.



“A iniciativa pretende enaltecer o trabalho individual de cada voluntário que, em todas as suas missões, trabalha em prol da paz global e do desenvolvimento humano sustentável, atuando como agentes de mudança nas suas comunidades”, refere em nota.

Nesse sentido, o Município comemora a efeméride com um percurso pelas ruas da cidade, com voluntários e estudantes do IPCA, da construção da frase: “Eu importo-me! E tu, do que estás à espera?” e, por fim, de uma largada de pombos, representando, simbolicamente, a paz no mundo.

O dia 5 de dezembro celebra o Dia Internacional do Voluntariado, que foi criado em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de apoiar grupos dedicados a ações voluntárias em diversas categorias sociais.

O voluntariado é caraterizado por um conjunto de ações sem fins lucrativos, de interesse social e comunitário, desenvolvido por entidades públicas e privadas de forma altruísta, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos e da comunidade. É uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária com o próximo, participando de forma livre e organizada, contribuindo para o desenvolvimento social.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima