Barcelos participa na 21ª edição da feira XANTAR

Fevereiro 5, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

O Município de Barcelos participa, pela terceira vez consecutiva com stand próprio, na única feira gastronómica acreditada da Península Ibérica – XANTAR – Feira Internacional de Turismo Gastronómico, que se realiza de 5 a 9 de fevereiro, em Ourense, Espanha.



A participação de Barcelos vai consistir, fundamentalmente, na promoção e divulgação do programa anual os 7 Prazeres da Gastronomia: Fim de Semana da Lampreia (14 a 16 de fevereiro); Semana Gastronómica do Galo (6 a 15 de março); Fim de Semana do Bacalhau (5 a 7 de junho); Fim de Semana dos Petiscos (3 e 5 de julho); Concurso “O Galo Assado” (9 a 11 de outubro); Fim de Semana do Pica no Chão (6 e 8 de novembro) e Concurso “Barcelos Doce” (5 e 6 de dezembro). À exceção do Concurso “Barcelos Doce”, todas estas atividades se desenvolvem nos restaurantes aderentes.

No sentido de melhor promover as iguarias gastronómicas típicas desta região minhota, serão efetuados, durante o certame, um showcooking de Galo Assado à moda de Barcelos, promovido pelo Chef Nuno Amorim, do restaurante Pedra Furada, e uma outra demonstração de Doçaria tradicional barcelense promovida pelo Pasteleiro e formador local José Freitas, ambos têm lugar no dia 5 de fevereiro, pelas 13h00 e 17h30.

“De notar que o stand do Município apostará fortemente nas provas de vinho locais, no envolvimento de produtores locais e naturalmente em degustações de doces emblemáticos como queijadinhas, doce de romaria, queijadas, entre outros, bem como Fumeiro local, mostrando a estes mercados tudo que de melhor Barcelos tem para oferecer”, refere o Município em nota.

“A presença na XANTAR apresenta-se como estratégica para a promoção turística do concelho, na medida que constitui um mercado de proximidade, o que possibilita a vinda de um maior número de pessoas provenientes desta região espanhola, mesmo para visitas curtas. Para além disso, devido à proximidade, é possível uma maior fidelização deste público ao produto gastronomia e vinhos, potenciando, assim, um maior crescimento e desenvolvimento económico do concelho, fundamentalmente das unidades de restauração do concelho”, conclui.

A 21ª edição da XANTAR conta com a participação de 283 expositores e espera receber cerca de 25 mil visitantes provenientes de Espanha e Portugal, bem de diversos operadores da América Latina.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima