Barcelos presente no 1º aniversário das Cidades e Vilas Cerâmicas

Abril 18, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

O Município de Barcelos esteve representado, ontem, pela Vereadora da Cultura, Armandina Saleiro, nas Caldas da Rainha, no âmbito do 1º aniversário de existência da APTCVC (Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica). Na comemoração, estiveram os catorze municípios cerâmicos portugueses que aproveitaram para divulgar os seus objetivos junto de outros municípios candidatos à Associação.



A representar Barcelos estiveram, também, os oleiros Paulo César Silva (olaria vidrada) e Armando Braz (olaria fosca), assim como o ceramista Joaquim Esteves (figurado/ cerâmica contemporânea).

A APTCVC tem como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares, todos com fortes tradições ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial.

O programa “Bom Dia Cerâmica” foi, também, apresentado, no âmbito desta comemoração. Este ano terá lugar a 18 e 19 de maio em toda a Europa, para chamar a atenção do público e das autoridades nacionais para este produto e material ligado aos primórdios da civilização e que até hoje constitui um testemunho da criação humana e da criação de valor e de emprego.

O Município de Barcelos, através do pelouro da Cultura, tem preparado um programa conjunto com o “Bom dia Cerâmica” e as comemorações do “Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus. Para o dia 18 de maio, no Museu de Olaria, há visitas guiadas (manhã e tarde) e oficina de conto para famílias (tarde). À noite, na Noite Europeia dos Museus, há lugar para o concerto “perhaps only as a memory” – Barcelos Cidade Criativa, Projeto de Criação Artística de Frederico Dinis.

No dia 19 de maio, o “Bom dia Cerâmica” proporciona visitas guiadas – cerâmica nos espaços públicos de Barcelos; ”Olaria e Gastronomia” com uma mostra da gastronomia local tradicional, confecionada em objetos cerâmicos (Campo 5 de Outubro); uma peça de teatro “Argila”, pelo Teatro da Didascália, às 15h00,  no Teatro Gil Vicente; visitas guiadas ao Museu de Olaria; visita à exposição ABORDAGENS, da autoria do ceramista barcelense Joaquim Esteves; e oficinas de modelagem para o público em geral.

No início de maio, com a comemoração do Dia Nacional do Azulejo (6 maio), há visitas para grupos, com marcação prévia, para conhecer a rota dos azulejos, em Barcelos.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima