Barcelos reconhecido como “Município Amigo do Desporto”

Dezembro 3, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

O Município de Barcelos foi premiado com o galardão de Município Amigo do Desporto, numa cerimónia que decorreu no passado dia 29 de novembro, em Rio Maior, e contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco.



O Vereador do Pelouro do Desporto, Francisco Rocha, recebeu o Galardão das mãos do presidente da APOGESD (Associação Portuguesa de Gestão do Desporto), Prof. Dimas Pinto, e do presidente do Programa “Município Amigo do Desporto”, Prof. Pedro Mortágua Soares.

No âmbito do XIX congresso da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, foram reconhecidos 88 municípios, pertencentes a todos os distritos e às duas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O Vereador do Pelouro do Desporto, Francisco Rocha, referiu que “esta distinção deve ser entendida como uma responsabilidade e um compromisso de melhoria contínua por parte dos serviços municipais. Cumprimos distintamente com os critérios definidos não só nas instalações desportivas, mas também no apoio às coletividades, bem como na promoção do desporto para todos, independentemente da idade, género e condição física”.

O Vereador sublinhou que este galardão vem “premiar o trabalho e reconhecer o empenho que a Câmara Municipal tem feito no concelho em prol do desporto, da promoção da sua prática e da criação de condições que possibilitem aos munícipes usufruir de condições para desenvolverem a sua atividade desportiva.”

Segundo o responsável nacional do programa, Pedro Mortágua Soares, “este programa parte do pressuposto de que o desporto e a atividade física são fatores de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, devendo ser reconhecidas as boas práticas, no sentido de as partilhar, potenciando a prática regular de atividade física e o desenvolvimento desportivo português”.

Com este programa, pretende-se criar e dinamizar um observatório do desporto municipal, sendo a sua missão “monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento de práticas que potenciem a atividade física regular e o desenvolvimento desportivo português, partindo das práticas implementadas em cada concelho aderente ao programa”.

O programa Município Amigo do Desporto constitui um grupo de boas-práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses. Trata-se, também, de um sistema de reconhecimento público de boas-práticas, através da atribuição do Galardão “Município Amigo do Desporto”.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Nova “era” Keizer

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 12ª jornada do Campeonato Nacional,

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima