Barcelos Treino Militar entrega, este domingo, bens a populações afetadas pelos últimos grandes fogos

Novembro 22, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Em sequência da campanha de angariação de bens para ajudar as populações afetadas pelos grandes fogos florestais deste ano, o grupo Barcelos Treino Militar procederá à entrega dos bens recolhidos e angariados, nomeadamente, na zona de Santa Comba Dão, distrito de Viseu, já no próximo domingo, dia 26 de novembro.



O grupo já conseguiu recolher e angariar mobília de quarto, colchões, conjuntos de sofás, secretárias, fogões, louças e utensílios de cozinha, detergentes e produtos de higiene pessoal, máquinas de café, eletrodomésticos, produtos alimentares (batatas, cebolas, milho), fardos de palha, materiais de construção, roupa e calçado.

Para além da recolha, irão ao terreno para ajudar na limpeza de escombros e reconstrução. De acordo com Pedro Vale Moreira, do Barcelos Treino Militar, “se aqueles que demonstraram vontade de ir concretizarem essa vontade, estaremos a falar de um grupo com cerca de trinta elementos”.

O transporte desses elementos foi disponibilizado pela APACI – Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas, através da cedência de um autocarro com 55 lugares. “Julgamos que esta é uma forma única de perceber como as populações afetadas se estão a organizar no terreno, assim como de perceber a dimensão da solidariedade nacional que tem sido direcionada para as regiões referidas”, refere Pedro Vale Moreira.

Mas a ajuda e a vontade de ajudar deste grupo não se fica pela angariação de bens e ajuda in loco. “Tencionamos complementar esta recolha com, pelo menos, duas atividades posteriores, abertas à população, e que poderão trazer uma quantidade significativa de bens: uma prova solidária e uma mega aula de zumba solidária, em que as pessoas entrarão mediante a entrega de um bem para oferta”, continua.

Cientes de que há quem se aproveite destas situações de ajuda e solidariedade, assim como quem desconfia dessas mesmas situações, Pedro Vale Moreira esclarece que “outra coisa que nos preocupa é a possibilidade de ‘prestar contas’. As pessoas são solidárias e confiam, mesmo num grupo informal de amigos como o nosso. Contudo, as situações mal explicadas de algumas campanhas pode ser um ‘vírus’ que afete todas as campanhas futuras. Se pudermos ser um exemplo de transparência e de abertura total quanto ao destino das ofertas, podemos estar a contribuir para que no futuro a exigência de ‘prestação de contas’ seja maior e, naturalmente, a desconfiança seja menor”.

Por fim, quem quiser participar, pode entrar em contacto com o Barcelos Treino Militar, através da página https://www.facebook.com/barcelostreino.militar/?ti=as, ou através dos contactos de Pedro Vale Moreira: 966412621 (telemóvel) e e-mail pedro.ismael@gmail.com.

Fonte e imagem: BTM.

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima