Barcelos vence Prémio europeu “Destino de Turismo Cultural Sustentável”

Outubro 30, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo, Política

O Município de Barcelos foi distinguido, internacionalmente, com o Prémio Europeu de “Destino de Turismo Cultural Sustentável”, promovido pela ECTN – European Cultural Tourism Network, na cerimónia que decorreu no passado dia 24 de outubro, na cidade de Granada, em Espanha, no seguimento da candidatura realizada em julho passado, na categoria de “Contribuições das indústrias culturais e criativas (ICCs) para o turismo cultural”, com o tema “Barcelos Cidade Criativa – Contribuições do Artesanato e da Arte Popular como caminhos para um turismo mais sustentável”.



Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, “este prémio é um orgulho, num universo de centenas de entidades, autoridades locais, associações, empresas e outros agentes do setor turístico de toda a Europa que se candidataram. Acima de tudo, porque se trata de um incentivo à prossecução do trabalho municipal em prol do turismo criativo como fator de desenvolvimento local, mas também dando provimento à estratégia de promoção e internacionalização desenvolvidas nos últimos anos tendo o turismo como pretexto.”

O Município refere que “em Barcelos, a criatividade das nossas gentes marcou, e marca, a nossa identidade socioeconómica, mas acreditamos que essa realidade se pode catapultar para outros patamares, com a visibilidade internacional que temos conseguido dar a Barcelos, nomeadamente através das redes internacionais que trabalham o registo da Criatividade, como a Rede das Cidades Criativas da UNESCO e a Creative Tourism Network”.

“A aposta nesta candidatura, como dialeto da política de turismo cultural e criativo desenvolvidas nos últimos anos, só é possível com o envolvimento de toda a comunidade criativa numa série de ações e iniciativas tendentes a impulsionar o setor criativo e o fortalecimento dos seus laços com o setor turístico, afirmando a criatividade como alavanca de desenvolvimento”.

O turismo cultural e as indústrias criativas são, evidentemente, setores em crescimento em toda Europa e no mundo. Setores que, seguramente, irão moldar o futuro de muitos territórios. “Como tal, a aposta na sustentabilidade deste setor revela-se tão essencial para fortalecer a consciencialização europeia e mundial para a aposta em estratégias de desenvolvimento sustentável como forma de assegurar um futuro para o setor do turismo”.

“A aposta que o Município de Barcelos tem vindo a fazer na criatividade tem servido de base para o nascimento de um paradigma de desenvolvimento em Barcelos e em Portugal”, conclui.

Os prémios em questão existem desde 2014 e funcionam como incentivo a uma consciencialização ética relativamente à importância da sustentabilidade no setor. A edição 2019 dos Prémios foi organizada pela ECTN em parceria com a Europa Nostra, a Comissão Europeia de Viagens e apoiada pela Rota Cultural Iter Vitis do Conselho da Europa.

A ECTN é única rede pan-europeia que se dedica integralmente ao desenvolvimento e promoção de ações que se destinam à implementação de estratégias de turismo cultural tendentes ao desenvolvimento de um setor verdadeiramente sustentável.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima