Barcelos volta a apresentar “7 Prazeres da Gastronomia”

Fevereiro 12, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Política


Carta gastronómica do concelho anunciada até ao final do ano

A Unidade de Turismo e Artesanato do Município de Barcelos está a desenvolver trabalhos de investigação tendentes à elaboração da carta gastronómica do Concelho. A iniciativa nasce do programa “7 Prazeres da Gastronomia” e tem como “intuito avaliar o vasto receituário tradicional do Concelho em face da diversidade e riqueza gastronómica, incluindo a doçaria tradicional, e da sua posição relevante no contexto da região minhota”.



Este conjunto de trabalhos “visam registar e validar as receitas tradicionais que englobam o programa ‘7 Prazeres da Gastronomia’, recuperar algumas receitas com pouca expressão, mas que outrora tiveram uma preponderância relevante, bem como, descobrir o receituário pouco conhecido e que esteja fora do contexto gastronómico atual”, refere o Município em nota.

Este estudo contempla uma parte de investigação e de conhecimento do terreno, no sentido de, junto das populações e dos agentes da restauração, colher o máximo de informação que permita estabilizar o cardápio gastronómico de Barcelos.

O recurso a fontes bibliográficas é também um eixo estratégico deste processo, pois permitirá definir os melhores caminhos para colher informação relevante sobre o quadro gastronómico local, no passado e no presente, com o intuito de alavancar e preservar no o receituário tradicional e as possibilidades de inovação, num dos territórios mais dinâmicos e procurados no âmbito do ‘cluster’ do turismo gastronómico.

Lampreia é a primeira iguaria a ser apresentada já no próximo fim de semana

Está de volta o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, promovido pelo Município de Barcelos em parceria com os restaurantes do concelho, apresentado ontem em conferência de imprensa.

Para o Vereador do pelouro do Turismo e Artesanato, José Beleza, esta iniciativa tem como objetivo “promover os produtos de excelência da gastronomia de Barcelos, envolvendo, além da Câmara Municipal, os restaurantes, a hotelaria, os produtos vinícolas, o artesanato e tudo o que mexe com a economia do concelho”. Além disso, estes fins de semana, segundo o vereador, pretendem “combater a sazonalidade”, nas épocas baixas do turismo do concelho.

Este programa arranca já na sexta-feira com a promoção dos típicos pratos de Lampreia, como o Arroz de Lampreia, a Lampreia à Bordalesa e a Lampreia Assada. Ao todo são 19 os restaurantes que irão preparar e confecionar esta iguaria, fazendo do concelho de Barcelos uma das mais regiões mais atrativas nesta época do ano no que respeita à gastronomia e a este prato tão tradicional desta zona do país.

O programa “7 Prazeres da Gastronomia” engloba, para além da Lampreia, a Semana Gastronómica do Galo (8 a 17 de março), o Fim de Semana do Bacalhau (14 a 16 de junho), o Fim de Semana dos Petiscos (6 e 7 de julho), o Concurso Galo Assado (11 a 13 de outubro), o Fim de Semana do Pica no Chão (9 e 10 de novembro) e ainda o concurso de pastelaria, Barcelos Doce (30 de novembro e 1 de dezembro).

Paralelamente a estas atividades gastronómicas, o Município de Barcelos desenvolve um conjunto de atividades, ao longo de todo o ano, como trilhos e passeios turísticos, workshops e programas de animação, para que se possa aproveitar toda a riqueza do concelho.

Fonte e fotos: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima