Barcelos volta a marcar presença na FIA – Feira Internacional do Artesanato

Junho 12, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Barcelos será um dos municípios representados na FIA 2019, que decorre de 29 de junho a 7 de julho na FIL, no Pavilhão de Portugal, aquela que reúne o artesanato e os artesãos de norte a sul do país.



Com presença assídua no certame, Barcelos far-se-á representar pelas sete produções artesanais existentes no território: olaria, figurado, tecelagem e bordados, ferro e derivados, cestaria, madeiras e artesanato contemporâneo. O destaque natural irá para as três produções certificadas: a Olaria, o Figurado de Barcelos e o Bordado de Crivo de São Miguel da Carreira.

O Município, que dá o nome a uma das figuras mais icónicas e um dos símbolos do artesanato português, o Galo de Barcelos, este ano aposta na “promoção do Turismo Criativo com artes e ofícios tradicionais, registo no qual o território tem um posicionamento muito forte ao nível do Noroeste peninsular, especialmente depois da adesão de Barcelos à Rede Mundial das Cidades Criativas da UNESCO em finais de 2017”, tal como refere a Câmara Municipal de Barcelos.

Portugal representado de norte a sul na FIA 2019 e ilhas incluídas 

A FIA 2019 irá ocupar três pavilhões da FIL, com Portugal representado em pleno no pavilhão 1, do artesanato nacional. Para além da presença dos Açores, que se representa assiduamente na FIA, a Madeira regressa à Feira Internacional do Artesanato alguns anos depois, possibilitando a mostra alargada do artesanato português de norte a sul e ilhas.

Também o IEFP já confirmou a sua presença, trazendo à FIA cerca de 160 artesãos portugueses.

O pavilhão 2 é dedicado, exclusivamente, ao artesanato internacional, com mais de 40 países representados. A área gastronómica da FIA poderá ser encontrada no pavilhão 3, com uma rota de restaurantes, tasquinhas tradicionais e um mercado gourmet.

A FIA está aberta todos os dias de 29 de junho a 7 de julho, das 15h00 às 24h00, – o pavilhão 3, da gastronomia, está aberto a partir das 12h30.

Os bilhetes podem ser adquiridos online, a 7€, com desconto em relação aos bilhetes adquiridos nas bilheteiras da FIL. Existe também desconto para jovens e seniores (apenas se comprados nas bilheteiras físicas) e packs familiares de 3 e 4 pessoas (se comprados online).

Fonte e fotos: FIL.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima