BMcar Meia Maratona de Barcelos: receitas da caminhada revertem para apoio na cidade da Beira – Moçambique

Abril 6, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

A sexta edição da BMcar Meia Maratona de Barcelos, organizada pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, foi apresentada na passada quarta-feira, 27 de março, no coração da cidade de Barcelos, que será, também, o magnífico cenário de partida e chegada da sexta edição da prova que se realiza a 14 de abril.

A Avenida da Liberdade, no centro histórico de Barcelos, que tem como atratividade, neste momento, a instalação do “Pop Galo”, de Joana Vasconcelos, é o local escolhido para a partida e meta da prova no dia 14 de abril.



Com início às 10h00, o evento contará com uma Meia Maratona, uma Mini Maratona e uma Caminhada. Na distância de 21km contará, igualmente, com grandes nomes do atletismo nacional. Ricardo Dias, Rui Teixeira e Hélder Santos, do Sporting Clube de Portugal; Jorge Santa Cruz, Miahil Lalev, Jéssica Matos e Jéssica Pontes, do SC Braga; Hugo Santos, do S. João da Serra, e a atleta dos Amigos da Montanha, Doroteia Peixoto, são alguns dos desportistas de renome já confirmados.

Mas a mensagem de todos os convidados na apresentação foi à participação massiva numa das vertentes, Meia Maratona, Mini Maratona ou Caminhada, fomentando a vertente participativa e a prática desportiva. Tanto mais que será essa participação que vai contribuir, também, para o apoio às vítimas da recente catástrofe em Moçambique.

Os Amigos da Montanha, que desde sempre cumprem uma missão social na sua atuação e, em particular, na angariação de verbas para apoio social em alguns dos seus eventos, juntam-se a esta causa, com o valor de inscrições na caminhada a ser direcionado, na íntegra, para o apoio aos afetados pelo ciclone Idai, na cidade da Beira.

Na apresentação da prova estiveram presentes os atletas Ricardo Dias, campeão Nacional de 10 mil metros, e Doroteia Peixoto. A atleta dos AM espera vencer pela quarta vez consecutiva em Barcelos e Ricardo Dias tudo fará para conseguir o que Doroteia já alcançou e vencer, pela primeira vez, a prova dos Amigos da Montanha.

Américo Alves, presidente da direção dos Amigos da Montanha, chamou os barcelenses para participarem nesta prova, não só na corrida como na caminhada. Lembrou que há, naturalmente, “condicionalismos de trânsito na cidade, mas traz outras mais-valias como o fomento da prática do desporto na cidade. Vamos tentar fazê-lo da melhor forma”, salientou.

O diretor da prova, Vítor Almeida, evidenciou o apoio dado por Ricardo Vale e a professora Sameiro Araújo para que os nomes anunciados pudessem estar a correr em Barcelos. O também vice-presidente para o atletismo dos Amigos da Montanha apelou à participação massiva nesta meia maratona. “Sem nunca dissociar a componente participativa da competitiva, mas será a participativa a alavanca para dar continuidade aos eventos”, referiu.

Hélder Madanços, representante da BMcar, referiu a ligação que a empresa tem aos eventos desportivos. “Para nós, BMcar, é um prazer estarmos associados aos Amigos da Montanha nesta iniciativa”.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, Francisco Rocha, agradeceu à associação o que tem feito em prol do desporto em Barcelos, “não só no atletismo, mas numa diversidade de desportos e provas”, notando “a dedicação, empenho e paixão que os Amigos da Montanha entregam a esta causa”.

Depois da apresentação, houve um treino de cerca de 6km com a participação de vários grupos de corrida de Barcelos, promovendo a prática desportiva, a vitalidade do atletismo no concelho e o convite à participação na BMcar Meia Maratona de Barcelos, que ultrapassa a vertente competitiva, demonstrando o lazer e o fomento de hábitos de vida saudável através do desporto. Salienta-se, para além da vertente de corrida com as provas meia e mini maratona, a atividade de caminhada, acessível à participação de todos e fomentando a de grupo de amigos.

As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com e têm a oferta de uma camisola de atletismo. Haverá, também, medalha de finisher para todos os que, nas duas distâncias de competição, passarem a linha de meta situada na Av. da Liberdade. Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Parabéns ao meu FCP

Olá, caríssimos leitores do BnH! Antes de mais, quero desejar-vos uma Santa

Rejuvenescidos

Bem-haja, caros leitores do BnH! Jogou-se a 29ª jornada do Campeonato Nacional.
Ir Para Cima