Café Memória Barcelos celebra 3º aniversário

Fevereiro 5, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

O Café Memória Barcelos celebra, no próximo dia 8 de fevereiro, o seu 3º aniversário. A iniciativa tem como objetivo principal “a partilha de experiências e suporte mútuo a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores, através do acompanhamento por profissionais de saúde, de serviço social e de voluntários”. O espaço contribui, desde 2017, para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas se encontram.



Para este sábado, o Café na Praça, entre 10h00 e as 12h00, os convidados serão Mésicles Helin, neuropsicólogo, e Susana Carreiro, médica psiquiatra, ambos elementos da equipa do Café Memória Sintra | Casa de Saúde do Telhal – ISJD. O tema escolhido será «Um exercício por dia…» e pretende alertar para a importância do treino cognitivo no quotidiano, nomeadamente, o estímulo intelectual que deve ser feito para nos mantermos mentalmente ativos ao longo da vida, os benefícios do treino cognitivo diário para quem vive com alguma forma de demência e ainda, estratégias que permitem desafiar o cérebro recorrendo a atividades e materiais do quotidiano.

Desde o início do projeto, e até hoje, já se realizaram 36 sessões, uma por mês, com a participação de 788 pessoas (241 no 1º ano; 267 no 2º; 280 no 3º). São números que deixam bastante satisfeita a direção da Casa de Saúde S. João de Deus, entidade responsável pelo projeto em Barcelos. “O crescimento do número de participações de ano para ano demonstra que esta é uma resposta que continua a ser necessária na cidade de Barcelos. Foi com sentido de missão que abraçámos esta iniciativa, juntamente com a autarquia, seguindo a cultura do trabalho em rede que temos vindo a defender e pelo qual temos batalhado”, afirmou Isabel Bragança, diretora da Casa de Saúde S. João de Deus.

As sessões são procuradas na sua grande maioria por familiares/cuidadores, sendo a demência prevalecente o Alzheimer e verificando-se que a grande maioria dos familiares/cuidadores são mulheres. Todas as sessões, realizadas no 2º sábado de cada mês, no Café na Praça, têm uma temática diferente e também um palestrante distinto, proveniente de diferentes áreas de intervenção como medicina, enfermagem, psicologia, áreas jurídicas e judiciais, artes plásticas ou de diferentes terapias. A participação destes profissionais é feita em regime voluntário, tendo o Café Memória contado já com 34 convidados.

O objetivo é conseguir abordar as diferentes dúvidas e inquietações da plateia e, ao mesmo tempo, dar respostas que possam facilitar o seu dia-a-dia através de exemplos práticos ou até de exercícios específicos.

Demência: o que saber?

Estima-se que a demência afete cerca de 46,8 milhões de pessoas em todo o mundo, numa tendência crescente que permite antever que mais de 130 milhões de pessoas viverão com demência em 2050. Apesar de faltarem outros dados epidemiológicos em Portugal para um retrato real da situação, o Relatório Health at a Glance 2017, da OCDE, avança novos dados sobre a prevalência da demência, colocando Portugal como o 4º país com mais casos por cada mil habitantes. Com esta referência, estima-se que vivam hoje mais de 200 mil pessoas com demência em Portugal, número que ultrapassará os 300 mil casos até 2037. A este dado associa-se o facto de a idade ser o principal fator de risco para o desenvolvimento de demência e prevê-se que Portugal se assuma como o país mais envelhecido da europa nos próximos 30 anos.

Casa de Saúde S. João de Deus – Barcelos (CSSJD-B)

A Casa de Saúde S. João de Deus – Barcelos (CSSJD-B) é uma Instituição quase centenária, sendo que toda a sua existência pode ser caraterizada pela dedicação à pessoa doente e à sociedade. Pautada pela inovação, humanização, qualidade técnica e científica esta Instituição assume, atualmente, na região Norte, um papel preponderante na prestação de cuidados de saúde mental.

Reconhecendo o impacto que a demência tem hoje no mundo – nas pessoas, nos seus familiares e cuidadores informais e sociedade em geral- o ISJD desenvolve uma estratégia concertada de intervenção na área das demências com o objetivo último de responder, de forma articulada, integrada e compreensiva, às reais necessidades dos nossos utentes.

Integra essa estratégia a parceria celebrada em 2017 entre a Casa de Saúde São João de Deus – Barcelos e a Associação Alzheimer Portugal, a SONAE Sierra, o Município de Barcelos e o Café na Praça, para a implementação do “Café Memória de Barcelos”.

Imagem: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima