Câmara de Barcelos aprova apoios sociais às freguesias e associações

Agosto 3, 2018 Atualidade, Concelho, Política

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, nas três últimas reuniões ordinárias do executivo, realizadas em 29 de junho e 13 e 27 de julho, um conjunto de subsídios às juntas de freguesia do concelho, no valor global de mais de 244 mil euros. As verbas destinam-se a comparticipar obras de melhoramento nas vias de comunicação, sistemas de águas pluviais, muros de suporte, cemitérios, entre outras.



Ao nível associativo o executivo aprovou diversos apoios financeiros diretos e no âmbito de acordos de colaboração e contratos de desenvolvimento desportivo.

Nesta área, entre contratos de desenvolvimento desportivo (sete associações) e subsídios, o valor global ascende a mais de 113 mil euros, para além da cedência de material para obras nas instalações de uma das associações. Ainda nesta área, inclui-se o acordo de colaboração com a empresa organizadora da Volta a Portugal em Bicicleta, que fixa as condições da partida da oitava etapa em Barcelos e que inclui uma comparticipação financeira do Município no valor de 40 mil euros.

Na área da educação, os apoios ascendem a cerca de 24 mil euros, incluindo os subsídios a juntas e associações de pais para pagamento a tarefeiras.

Ao nível social, destaque para a atribuição e reavaliação de 64 processos de apoio ao arrendamento habitacional; a atribuição de subsídios no valor global de 40.500 euros e a aprovação de protocolos com a APACI e com a APAC para “apoio social às famílias das crianças com necessidades educativas especiais para os períodos não escolares”.

Quanto a outras deliberações de apoios, regista-se a aprovação do acordo de colaboração com a empresa João Ferreira Dantas, Unipessoal, Lda., para a realização da sétima edição da Expo Barcelos, a realizar entre os dias 12 e 14 de outubro, e que inclui uma comparticipação financeira do Município no valor de 30 mil euros, acrescido de IVA; o protocolo entre o Município de Barcelos e a Universidade do Minho que estabelece os termos em que se concretizará a parceria entre as duas entidades no que toca ao transporte de alunos do concelho de Barcelos para a iniciativa “Verão no Campus”.

Há ainda a registar a atribuição de apoios financeiros a outras instituições no valor global de mais de 20 mil euros.

Recrutamento de 44 trabalhadores

Na reunião de 27 de julho, a Câmara Municipal aprovou o recrutamento de 44 novos trabalhadores por tempo determinado. Trata-se do preenchimento de postos de trabalho previstos no Mapa de Pessoal aprovado no âmbito das Opções do Plano e Orçamento, ao abrigo do concurso aberto em abril de 2017.

As reuniões de Câmara estão suspensas durante o mês de agosto. Retomam no dia 7 de setembro de 2018.

Fonte: CMB.

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Surpresa em Vila Cova

Mais um fim de semana, mais uma jornada dos campeonatos da Associação

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima