Câmara de Barcelos leva a cabo atividades no âmbito da Semana do Ambiente

Maio 30, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto, Mundo, Política

A Câmara Municipal de Barcelos promove, entre 2 e 8 de junho, e em parceria com a CIM-Cávado e a Agência de Energia do Cávado, várias atividades relacionadas com a natureza, no âmbito da Semana do Ambiente, “que visam, essencialmente, dar a conhecer as potencialidades do património ambiental através de uma vertente lúdica”, refere o Município.



No dia 2 de junho, a partir das 8h30, decorre a 4.ª Caminhada Ecológica “Pelas margens do Rio Neiva”, descendo até Panque, ao longo de dez quilómetros, num percurso pedestre que deverá durar cerca de três horas. O ponto de encontro será na Avenida da Liberdade, seguindo-se o transporte de autocarro até Balugães e que é assegurado aos inscritos pela organização.

No dia seguinte, também a partir das 9h30, decorre a já tradicional descida do Rio Cávado em canoa, com início em Areias de Vilar (junto ao açude) e término no areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de sete quilómetros e estima-se o tempo de descida em três horas. A inscrição assegura, além das canoas, um seguro de acidentes pessoais, coletes a todos os participantes e reforço alimentar no final da atividade. O ponto de encontro será junto à sede da Associação Amigos da Montanha, onde os participantes partem em transportes da organização para Areias de Vilar.

“Barcelos Cuida do Rio” acontece no dia 5 de junho, às 14h00, sendo uma iniciativa de sensibilização aberta a toda a população, que tem como objetivo principal abordar o impacto de plantas invasoras, em particular o jacinto-de-água, e o papel ativo do Município de Barcelos na defesa do Rio Cávado.

Os participantes terão, ainda, a oportunidade de fazer um passeio interpretativo, de barco, com o apoio das corporações de bombeiros do concelho. O ponto de encontro será na Avenida da Liberdade e tem como destino Areias de Vilar.

A Semana do Ambiente continua no dia 6 de junho, no Teatro Gil Vicente, com um concerto de Filipe Pinto, que apresentará “O Planeta Limpo”, projeto literário e musical de educação ambiental. O espetáculo, com início às 14h30, é dirigido a crianças e consiste numa adaptação para teatro dos textos da autoria de Narciso Moreira e Filipe Pinto, no livro homónimo, tocando em questões tão relevantes como os solos, a água, reciclagem e florestas. À noite, pelas 21h30, a semana ambiental chega aos ecrãs através da exibição da curta-metragem “Cinema Ambiental”, filme documental resultante do CineEco-Seia, Festival Internacional de Cinema da Serra da Estrela.

Para concluir a programação da Semana do Ambiente, no dia 7 de junho, às 14h00, decorre a visita ao Aterro Sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado (Resulima).

No dia 8, às 9h30, realiza-se a visita à Estação de Tratamento de Água – Águas do norte (Areias de Vilar). Ambas as visitas têm concentração na Avenida da Liberdade e transporte assegurado.

Durante os dias 4 e 24 de junho, inserido na Semana do Ambiente, estará presente na Sala Gótica a exposição “Fotografia Ambiental”.

Tanto para a descida do rio, como para a caminhada ecológica, a inscrição é gratuita mas deverá ser efetuada através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt indicando nome, contacto telefónico e data de nascimento.

Para assistir a qualquer uma das atividades gratuitas no Teatro Gil Vicente deverá reservar bilhetes através do e-mail tgv@cm-barcelos.pt.

Fonte e imagens: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Surpresa em Vila Cova

Mais um fim de semana, mais uma jornada dos campeonatos da Associação

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima