Câmara Municipal de Barcelos presta esclarecimentos sobre Escola de Aborim

Setembro 13, 2017 Atualidade, Concelho, Educação, Política

Após mais um dia de encerramento da Escola Básica de Aborim (EB1/JI), pelos encarregados de educação, como forma de contestarem as “turmas mistas” [ndr: turmas com alunos de mais do que um ano de escolaridade], a Câmara Municipal de Barcelos lançou um esclarecimento sobre o assunto, que transcrevemos na íntegra:



«Em virtude das notícias avançadas hoje relativas à Escola de Aborim, vem a Câmara Municipal de Barcelos esclarecer o seguinte:

1 – O Município de Barcelos tem feito todos os esforços e diligências, juntamente com o Agrupamento de Escolas Vale do Tamel – Lijó e a Associação de Pais de Aborim, junto da DGEST e do Ministério da Educação, no sentido de manter as quatro salas na Escola de Aborim.

2 – A gestão e constituição de turmas não é competência do Município, mas este tudo tem feito, junto das entidades competentes, para que não haja redução do número de turmas, dado que em julho estavam matriculadas 82 crianças.

3 – A Escola de Aborim é uma escola de acolhimento, conforme consta na Carta Educativa. Através da Junta de Freguesia de Aborim, o Município tem vindo a fazer um investimento de milhares de euros naquela escola, no sentido de criar condições para a prática letiva.

4 – Barcelos é um território que se orgulha de ter uma taxa de cobertura de 100% no ensino pré-escolar, e níveis de abandono escolar bastante residuais (0,92%).

5 – O Município de Barcelos tem efetuado uma forte aposta na área da educação, através de apoios sociais aos alunos e famílias, quer ao nível da requalificação e também de apetrechamento dos espaços educativos.»

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima