Câmara Municipal implementa ação de remoção de jacintos no Rio Cávado

Novembro 20, 2017 Atualidade, Concelho, Política

A Câmara Municipal tem em desenvolvimento uma intervenção no Rio Cávado para limpeza dos jacintos de água, uma espécie invasora que se tem desenvolvido rapidamente, particularmente nas zonas mais abrigadas do Rio, cuja presença se nota desde 2003.



O desenvolvimento da espécie tem a ver, não apenas, com as caraterísticas da sua reprodução, como, também, com a redução do caudal do rio, que se tem agravado nos últimos meses.

A remoção desta espécie infestante do Rio Cávado exige o recurso a meios técnicos consideráveis, disponibilizados pelas corporações de bombeiros de Barcelos e de Barcelinhos, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Município, e tem em vista o restabelecimento das condições naturais deste recurso hídrico e a sua valorização.

Assim, foi criada uma equipa de intervenção constituída por bombeiros e técnicos da autarquia, com os equipamentos necessários e adequados à correta identificação no rio Cávado dos locais onde existam focos de poluição, proceder à sua remoção e/ou neutralização e, posteriormente, proceder a ações de monitorização.

O protocolo, válido até 31 de março de 2018, prevê que o Município atribua uma comparticipação financeira às duas corporações de bombeiros, no valor de seis mil euros a cada uma; disponibilize combustível para os equipamentos afetos às operações de limpeza, bem como outros recursos materiais e humanos necessários às ações de identificação e remoção dos jacintos.

Os bombeiros têm como tarefas, identificar, registar e classificar os vários focos de poluição existentes no rio Cávado; promover as ações necessárias à identificação, remoção e/ou neutralização dos jacintos-de-água, com vista ao reequilíbrio do rio e suas margens; realizar as ações de vigilância necessárias durante a vigência  do acordo de colaboração; afetar os recursos humanos e equipamentos necessários à execução do objeto do acordo de colaboração, bem como à sua fiscalização; disponibilizar recursos técnicos e materiais, sempre que necessário, em ações de educação ambiental, ou em ações que visem a sustentabilidade dos recursos hídricos.

A intervenção teve início no passado dia 16 de novembro e incidirá em todo o percurso do rio, a jusante da barragem da Penide.

O envolvimento dos bombeiros não pôde ser efetivado antes, dadas as condições excecionais do período crítico de incêndios que, como se sabe, foi prolongado até 23 de novembro.

No âmbito desta ação, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, fez o percurso de barco, no sábado, dia 17 de novembro, de forma a inteirar-se dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos pelas equipas constituídas pelos bombeiros e por técnicos da autarquia.

Fonte e fotos: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Imagina

Imagina, O dia sem sol A noite sem lua O querer sem
Ir Para Cima