Câmara Municipal liberta corredor de passagem junto à Santa Casa da Misericórdia

Março 14, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Política

A Câmara Municipal de Barcelos vai libertar o corredor em frente ao edifício da Santa Casa da Misericórdia, no âmbito da processo de reorganização do espaço onde se realiza a Feira Semanal, que tem como objetivo “melhorar este espaço de venda semanal e torná-lo mais atrativo aos visitantes”, conforme refere o Município em nota de imprensa.



A intervenção levará ao afastamento dos lugares de feira confinantes com o muro da Santa Casa da Misericórdia para uma distância que permita garantir o acesso ao Hospital de Barcelos, em situações de emergência, evacuação rápida e/ou acesso seguro para os agentes de socorro ou, ainda, outras situações na área de influência da Santa Casa da Misericórdia.

A criação do corredor de segurança permitirá, também, a conservação da vedação do recinto pertencente à Santa Casa.

Tal decisão prende-se com o facto de, nos dias da Feira Semanal, a presença de barracas nas proximidades da “cerca do Hospital” dificultar o acesso por parte dos utentes e dos agentes de socorro, devido à falta de uma passagem direta e, ainda, pela utilização da vedação para segurar as cordas das tendas. Esse procedimento tem provocado danos, quer nos elementos metálicos, quer nas peças de cantaria da sustentação da vedação.

A intervenção nesta zona da Feira visa, também, “dignificar e valorizar a qualidade estética da fachada do edifício da Santa Casa, antigo Convento de São Francisco, um dos conjuntos patrimoniais mais significativos do centro histórico de Barcelos e uma das referências arquitetónicas da cidade”, refere ainda o Município.

A “cerca do hospital” era a delimitação da cerca do convento franciscano, tendo, nos primeiros anos do século XX, sido refeita como vedação de gradeamento em toda a extensão da frontaria da Santa Casa, em ferro forjado, pontuado por esteios de cantaria de qualidade, até centrar no portão de ombreiras graníticas altas, coroado por trabalho de ferro forjado, cumeado pela coroa de Nossa Senhora da Conceição.

Com esta intervenção, o Município salienta que se dá “mais um passo na reorganização e requalificação do amplo espaço da Feira Semanal, depois da libertação do corredor entre a entrada para a Urgência do Hospital de Barcelos e a rotunda na Avenida Sidónio Pais e que levou à reinstalação de cerca de 90 feirantes”.

Outra das ações desenvolvidas pelo Pelouro de Feiras e Mercados tem sido a sensibilização ambiental, denominada “Feira Limpa”, com o objetivo de alertar para a importância da redução e produção de resíduos e incentivar os feirantes a adotar comportamentos de modo a deixar os seus espaços limpos, depositando os resíduos nos ecopontos e contentores disponibilizados pelo Município, acondicionados segundo a tipologia.

Mas a intervenção não se fica por aqui. Segundo a Vereadora do Pelouro, Anabela Real, foi já iniciado o processo de alteração do regulamento de exercício da atividade de comércio a retalho não sedentário exercida por feirantes, vendedores ambulantes e prestadores de serviços de restauração ou de bebidas, que permitirá acompanhar a evolução das necessidades da Feira, comerciantes e público que a frequenta, assegurando uma melhor utilização dos espaços tornando-os mais seguros, asseados, funcionais e atrativos.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Atualização

Por motivos técnicos, este jornal não noticiou a 1ª jornada da Série

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima