Caminhos de Santiago são tema de um novo Ciclo de Tertúlias

Fevereiro 9, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

No próximo dia 10 de fevereiro, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, debate-se o tema «Barcelos, Terra de Tradição Jacobeia: freguesia de Couto e freguesia de Balugães».

De acordo com a organização, este ciclo de tertúlias, que decorrerá ao longo do ano e é promovido pela Câmara Municipal de Barcelos, tem como intuito abordar a partilha de uma mesma história entre o “Caminho de Santiago” e o concelho de Barcelos, assim como, a peregrinação secular que está, desde sempre, associada à “terra do galo”, que beneficia de uma posição geográfica privilegiada, potenciada pela construção da ponte na primeira metade do século XIV.

tertúlia-jacobeia

A primeira tertúlia, no âmbito de “Barcelos, Terra de Tradição Jacobeia”, acontece, como referido, já no próximo dia 10 de fevereiro e terá especial enfoque nas freguesias de Couto e Balugães. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deverá ser submetida até ao dia 9 de fevereiro.

Ainda de acordo com o Município, “o Caminho é uma verdadeira encruzilhada de experiências, de culturas e de patrimónios como o literário, natural, musical, arquitetónico, artístico e religioso. No território do concelho Barcelos, existem marcas de tradição jacobeia, nomeadamente monumentos, como Albergaria, Hospital do Espírito Santo, Convento de Palme, Convento de Vilar de Frades; topónimos; alminhas; cruzeiros; ou a Capela de Nossa Senhora da Ponte. Além disso, a devoção a São Tiago tem grande expressão no norte do País. Barcelos não é exceção e o santo é padroeiro de múltiplas freguesias, adensando a ligação da terra aos Caminhos de Santiago.”

c-santiago

De referir que, para além desta sessão, está também confirmada uma outra tertúlia no dia 13 de maio, no âmbito do Dia do Peregrino.

 

Fotos e imagem: Página da CM de Barcelos e www.dobrarfronteiras.com.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima