Campus do IPCA assinala 10 anos de atividade com mais projetos em vista

Outubro 9, 2018 Atualidade, Concelho, Educação, Mundo

IPCA uma instituição com crescimento consolidado

Em setembro de 2008 o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) iniciava a sua atividade académica e científica no novo Campus, em Vila Frescainha São Martinho, que ontem completou 10 anos.



Um Campus com 7 hectares de terreno que se inaugurou com o edifício da Escola Superior de Gestão, e onde já se previa a construção do edifício da Escola Superior de Tecnologia e do seu centro de investigação, uma residência, uma cantina, uma biblioteca, os serviços centrais e um parque desportivo.

Em 19 de dezembro de 2008, à margem da celebração do dia do IPCA, era inaugurado o primeiro edifício do Campus do IPCA, a Escola Superior de Gestão, pelo Ministro da Ciência e do Ensino Superior, na altura Mariano Gago. Uma construção pela qual a direção do IPCA esperou 10 anos até à sua consolidação. Um marco na história do IPCA e no mandato do Presidente do IPCA, na altura, Professor João Carvalho.

Hoje, em 2018, passados 10 anos, o IPCA tem um Campus verde, seguro e responsável onde operam as quatro escolas do IPCA e os seus centros de investigação e laboratórios, os serviços centrais, os serviços de ação social e a cantina. Recentemente, em junho de 2018, foi inaugurada a nova Biblioteca do IPCA, a biblioteca José Mariano Gago.

Mas o Campus está ainda em construção tendo sido adquirido, em junho do corrente ano, um terreno contíguo ao Campus onde vai ser construído o Pavilhão Desportivo e um parque de estacionamento para fazer face às necessidades de todos os que diariamente nele estudam e trabalham. Neste momento, decorre, também no Campus do IPCA, a construção do Mechatronics Factory Lab (M. Factory Lab), um laboratório industrial que vai proporcionar a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica e gestão industrial, e que vai ser inaugurado no dia 19 de dezembro à margem das celebrações do Dia do IPCA.

A curto prazo, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) vai funcionar na Quinta do Costeado como Escola-Hotel e a Escola Superior de Design (ESD) vai funcionar no centro da cidade de Barcelos potencializando o contacto com a comunidade. “É esta ligação à comunidade que queremos ter passando a ESD para o centro da cidade e a construção do Multiusos tem essa finalidade também pois queremos que sirva, não só a nossa comunidade académica, como também a comunidade barcelense e quem quiser visitar-nos” referiu Maria José Fernandes, Presidente do IPCA.

A Escola Superior de Tecnologia em breve inaugurará as novas instalações da sua escola no edifício contíguo ao centro de investigação em jogos digitais.

Fonte e imagens: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Nova “era” Keizer

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 12ª jornada do Campeonato Nacional,

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima