Capítulo 14 – Crenças do “Mundo Desportivo”

Setembro 5, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Educação, Mundo, Opinião
Sara Barbosa

A nutrição desportiva é a área da nutrição direcionada aos atletas e a todos os que praticam desporto. Embora seja notório que esta área está a ter um crescente interesse, ainda existe muito pouca informação entre atletas e os próprios treinadores, os quais, quase instintivamente, assumem a prescrição nutricional do atleta. É importante oferecer conhecimento específico que permita a prescrição de uma dieta adequada e, acima de tudo, individualizada, nunca esquecendo um correto aporte de nutrientes.



Em relação ao “mundo desportivo”, é bem visível que os atletas adotam padrões alimentares específicos. Uma das crenças é que uma dieta com baixo teor em hidratos de carbono e alto teor em proteínas é fundamental para o rendimento atlético e para impedir o ganho de massa gorda. Contudo, o mais correto é fazer uma dieta equilibrada, variada e diversificada não restringindo nenhum macronutriente, uma vez que, com moderação, todos contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Os hidratos de carbono são muito importantes no fornecimento de reservas de energia para o treino e também para a reposição destas após o treino. Para além dos hidratos de carbono, os lípidos ou gorduras são também importantes durante o exercício (atenção ao tipo de gordura!), pois evitam a utilização de glicogénio muscular, retardando a fadiga. Contudo, em excesso este macronutriente pode prejudicar o desempenho e, uma vez que é de difícil digestão, deve ser evitado no pré-treino. As proteínas são muito importantes para a recuperação do tecido muscular após o exercício. Existe a crença de que se deve ingerir grandes quantidades de proteína para que se gere mais proteína muscular, mas proteína em excesso não é sinónimo de um maior aumento de massa muscular e pode até conduzir a complicações renais, predisposição para acidose metabólica, levando o atleta à fadiga mais rapidamente, entre outras.

Também um aporte adequado de vitaminas e minerais é muito importante para o desempenho desportivo, assim como uma boa hidratação.

Por: Sara Barbosa (Nutricionista)*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)

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