Capítulo 17 – Alimentos funcionais (Parte 2)

Fevereiro 6, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo
Sara Barbosa

Como referi anteriormente, os alimentos funcionais são alimentos promotores da saúde, uma vez que, contêm substâncias ou nutrientes que fornecem benefícios ao funcionamento do nosso organismo.



Certas substâncias contidas nos alimentos funcionam como um medicamento natural, tais como, os ácidos gordos ómega 3, que reduzem os níveis de colesterol LDL, as catequinas, que podem reduzir a incidência do cancro, o colesterol LDL e estimular o sistema imunológico (pode encontrar as catequinas no chá verde, na cereja, na amora, no mirtilo, na framboesa, na uva vermelha e no vinho tinto), as fibras insolúveis e solúveis, que podem reduzir o risco de cancro do cólon e melhorar o funcionamento intestinal e os flavonoides que combatem e previnem o cancro, funcionando como vasodilatadores, antinflamatórios e antioxidantes (pode encontrar os flavonoides na soja, nas frutas cítricas, no pimentão, na alcachofra e na cereja).

Os prebióticos e os probióticos (significa “a favor da vida”) têm como principal função favorecer as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de obstipação e cancro do cólon. Os prebióticos podem ser encontrados na raiz de chicória e na batata yacon (sob a forma de fibra alimentar) e os probióticos nos leites fermentados, nos iogurtes e em outros produtos lácteos fermentados.

Para concluir, os prebióticos inibem a multiplicação de agentes infeciosos e tornam predominante as bactérias benéficas, atuando mais frequentemente no intestino grosso. Os probióticos são microrganismos vivos que, administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro (um exemplo muito conhecido é o Lactobacillus casei do Actimel). Por fim, o simbiótico é aquele no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados.

Espero que estejam mais esclarecidos acerca destes alimentos e que os ingiram com frequência, uma vez que são benéficos para a nossa saúde.

Por: Sara Barbosa*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima