Capítulo 17 – Os Alimentos Funcionais (Parte 1)

Janeiro 3, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Opinião
Sara Barbosa

Certamente já ouviram falar em alimentos funcionais. Sabem o que são? Para que servem? Bem, neste capítulo irei abordar este tipo de alimentos.



Os alimentos funcionais são alimentos promotores da saúde, uma vez que contêm substâncias ou nutrientes que fornecem benefícios ao funcionamento do nosso organismo, sendo, de certa forma, vistos como um medicamento natural.

Estes alimentos dividem-se, sobretudo, em três grandes grupos: os probióticos, os prebióticos e os simbióticos. O objetivo comum é maximizar as funções fisiológicas de cada indivíduo, de forma a assegurar o bem-estar, reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças e podendo auxiliar no tratamento de certas doenças.

O trato gastrointestinal humano possui um elevado número de bactérias que colonizam, o que permite o normal desempenho das nossas funções fisiológicas. Quando surge uma situação patológica pode significar que houve domínio de microrganismos prejudiciais e potencialmente patogénicos.

Para assegurar que a nossa microbiota intestinal esteja em equilíbrio é importante a ingestão de produtos que contenham probióticos, prebióticos e simbióticos. Para beneficiarmos destes alimentos, a sua ingestão deve ser realizada da maneira mais natural possível e regularmente. Devem também fazer parte de uma dieta equilibrada.

Na continuação deste capítulo irei aprofundar este tema e abordar alguns exemplos de alimentos funcionais.

Por: Sara Barbosa*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima