Capítulo 23 – Bolachas: sim ou não?

Agosto 7, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Opinião
Sara Barbosa

Não é fácil encontrar no mercado opções de bolachas com um bom perfil nutricional. Na verdade, é mais fácil encontrar pão e, por isso, este deve ser o seu eleito, especialmente na primeira refeição do dia, o pequeno almoço.



Analisar o rótulo do pacote das bolachas é fundamental. As designações como “rico em fibra”, “integral”, “sem sal”, ou “sem açúcar” pretendem chamar a atenção do consumidor para o induzir à compra.

Verifique sempre a lista de ingredientes. Tenha atenção ao tipo de gordura da bolacha (prefira o azeite) e ao tipo de açúcar (prefira o mel). Evite comprar bolachas em que na lista constem o açúcar e as gorduras saturadas.

•    O valor energético deve ser inferior a 400kcal/100g;

•    Os açúcares simples devem ser inferiores a 5g/100g;

•    As gorduras totais devem ser inferiores a 15g/100g ou então conter sobretudo gorduras insaturadas;

•    A fibra deve ser superior a 10g/100g;

•    O sódio deve ser inferior a 1mg/100g.

Uma vez que as bolachas são alimentos tão processados, porque não fazerem as vossas próprias bolachas? Ponham mãos à obra e abusem da criatividade no que diz respeito à culinária e a uma alimentação mais saudável e natural!

Segue um exemplo de uma receita de bolachas caseiras de aveia com coco:

Bolachas de aveia com coco

Ingredientes (para 16 bolachas):

– 1 chávena de aveia

– 2 colheres de sopa de coco ralado

– 1 chávena de farinha integral

– ½ chávena de stevia

– 1 colher de chá de fermento em pó

– 2 ovos

– ¼ chávena de azeite virgem extra

Modo de preparação:

  1. Adicione num recipiente a aveia, o coco ralado, a farinha integral, a stevia e o fermento em pó e mexa bem;
  2. Acrescente os ovos bem batidos e o azeite;
  3. Misture tudo até formar uma massa homogénea;
  4. Com a ajuda de uma colher separe porções de massa e molde as bolachas;
  5. Disponha as bolachas numa assadeira forrada com papel de alumínio com alguma distância entre elas;
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 180ªC cerca de 20 minutos;
  7. Espere até arrefecer e delicie-se.

Por: Sara Barbosa* (Nutricionista)

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)

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