Cerca de 1200 atletas de BTT participam no Trilho dos Moinhos

Março 7, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

No último domingo, Barcelos pintou-se, de novo, com as cores dos cerca de 1200 atletas de BTT que participaram no “Trilho dos Moinhos”, organizado pelos Amigos da Montanha.



Os betetistas partiram da Av. da Liberdade para fazer aquilo que tanto gostam, andar de bicicleta por trilhos, sempre num ambiente de lazer e convívio que carateriza este passeio.

Até São Pedro ajudou à festa, dando uma bela manhã sem chuva e com o percurso perfeitamente ciclável, mesmo com as condições atmosféricas registadas nos dias anteriores.

“Fiquei surpreendido porque lama nem vê-la. O percurso estava em ótimo estado mesmo depois da última semana. Foi muito bem escolhido e as marcações, como sempre, acima da média”, refere Flipe Brito, um dos participantes, que classifica mais este Trilho dos Moinhos “como sempre fantástico e surpreendente!”

Como sempre, os Amigos da Montanha procuraram trilhos diferentes, renovando o percurso em cada ano, para que se mantenha a atratividade, mas permanecendo a beleza dos trilhos e das paisagens ou a espetacularidade dos singletracks.

Fazendo jus ao nome, o “Ledechem Trilho dos Moinhos”, organizado por esta associação barcelinense com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, apresentou um percurso à descoberta do maior número e dos mais bonitos moinhos ainda existentes no concelho e que outrora foram meio de subsistência das gentes locais, continuando recheados de história de um povo.

É sempre a pensar em dar aos participantes “uma atividade diferente e ao seu gosto que o equipa de BTT trabalha na preparação desta atividade durante meses e no dia do evento se reúnem mais de uma centena de voluntários para apoio, nos 45km de prova ou na zona da meta, e aos quais agradecemos toda a colaboração”, refere Davide Ferreira, diretor da prova e presidente adjunto da associação.

O percurso de 2018 andou pela zona norte do concelho, visitando freguesias de Barcelos e vizinhas, do concelho de Esposende. Teve partida e meta no magnífico cenário do centro histórico e passou por Vila Boa, Abade de Neiva, Vila Frescaínha S. Martinho, Mariz, Creixomil, Vilar do Monte, Vila Cova, Curvos, Perelhal, Gemeses e Vila Frescaínha S. Pedro.

Outra novidade foi também introduzida na vertente ambiental. Os abastecimentos não foram feitos com o uso a garrafas de plástico, mas convidando os atletas a encherem os seus bidons, tentando, de forma crescente, reduzir o uso de plástico nas provas dos Amigos da Montanha. Recorde-se que, anteriormente, a Associação já tinha substituído as tradicionais fitas de marcação de plástico por fitas de tecido reutilizáveis.

Embora não se caracterize como uma prova de competição, o cronómetro estava lá e quem andava na linha da frente, lutava para ser o mais rápido. E este domingo foi Humberto Castro o primeiro a chegar à linha da meta. O atleta da Bikeworld/Mozinho Racing Team levou 1h40m27s a percorrer os 45 km, menos 1m35s que o colega de equipa, José Rodrigues. Sérgio Ribeiro (Ribeiro’s Bike Shop) fechou o pódio masculino.

Em femininos, Vânia Vilaça (Mouquim AfaCycles Eugénios Bargauto Cosmocar), com 2h21m36s, foi a mais rápida, 16 segundos à frente de Maria Silva (Proempenados). Manuela Pontes fechou o pódio da geral (2h25m47s).

No pódio de paraciclismo, Júlio Costa (BTT Braguinhas) repetiu a vitória de 2017, com o tempo de 2h33m42s, e o segundo lugar foi ocupado por Rui Paulo Machado (New Cycle Team).

A completar a atividade, durante a manhã, e depois de alguns exercícios de aquecimento com o Professor Nené, realizou-se um percurso pedestre, que deu a conhecer alguns espaços de Barcelos. Entre os participantes, contavam-se, na maioria, pessoas que acompanharam os betetistas na sua vinda ao concelho de Barcelos.



Fonte e fotos: AM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Atualização

Por motivos técnicos, este jornal não noticiou a 1ª jornada da Série

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima