Cerca de 500 pessoas participam amanhã em ação de reflorestação no Monte do Cresto

Novembro 24, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto

Amanhã, o Monte do Cresto vai receber 1 300 árvores autóctones como medronheiros, carvalho e sobreiros e 20 mil sementes, um número que assinala as pessoas que num ano se envolvem nas atividades dos Amigos da Montanha. A iniciativa assinala, também, o Dia da Floresta Autóctone. O ponto de encontro é às 9h00, no Monte do Cresto, e a iniciativa decorrerá durante a manhã.



O Plano de Reflorestação do Monte do Cresto, em Aldreu, Barcelos, uma iniciativa dos Amigos da Montanha em parceria com a Junta de Freguesia de Aldreu, a Associação Florestal do Cávado e os Viveiros Serafins, começou em 2013 e que já permitiu reflorestar a área do Monte do Cresto com perto de cinco mil árvores de espécies autóctones.

Num ano trágico de incêndios, os Amigos da Montanha continuam este projeto ambicioso de consciencialização ambiental e de compensação da pegada ecológica.

Mapa com informações necessárias

Os Amigos da Montanha lançaram o desafio a escolas, grupos de escuteiros mas também a particulares e o desafio foi plenamente aceite. Para amanhã está prevista a participação de um número que ronda os 500 voluntários, que vão ter oportunidade de plantar a sua árvore e lançar sementes sob o lema “Não vamos mudar o mundo, mas vamos fazer a nossa parte.” São pessoas que vêm não só do concelho de Barcelos mas, também, de outras localidades. Conscientes da importância desta mensagem ambiental, inscreveram-se participantes oriundos do Porto, Leiria e outras localidades para participarem numa iniciativa que faz parte de um projeto mais amplo de futuro, reflorestando toda a área do Monte do Cresto que há uns anos sofreu um violento incêndio.

Programa

Sábado, 25 de novembro
8h30 – Encontro na sede dos Amigos da Montanha, em Barcelinhos
9h00 – Chegada dos voluntários a Aldreu
9h10 – Briefing
9h20 – Início da Reflorestação
12h30 – Foto Autóctone
13h00 – Lanche convívio

Fonte e imagens: AM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Atualização

Por motivos técnicos, este jornal não noticiou a 1ª jornada da Série

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima