Concurso Jovens Criadores 2017 conta com finalista do IPCA na categoria de Design Gráfico

Outubro 16, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

A final do Concurso Jovens Criadores 2017 contou com a presença de uma aluna da Escola Superior de Design (ESD), do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), na categoria de Design Gráfico.



O livro “Terminal das Entrelinhas” é o resultado do trabalho desenvolvido pela aluna Andreia Paixão na unidade curricular de Anteprojeto, do terceiro ano da Licenciatura em Design Gráfico Pós-Laboral. Esta publicação junta o Teatro à Tipografia, numa narrativa dramatúrgica original em torno de duas personagens, Cícero e Míope, com o objetivo de despertar o interesse e reconhecimento por parte dos leitores face à importância da Tipografia nas suas vidas. Este trabalho foi selecionado no Concurso Jovens Criadores 2017, na categoria Design Gráfico.

De há muito que Cícero sente que a sociedade observa a tipografia como um míope. Muitas são as suas tentativas em expressar o seu conhecimento na esperança que algum tipo o compreenda. Acredita que somos aquilo que nos define, à semelhança de um elemento tipográfico. Uma palavra possui um significado que exige observação e acima de tudo compreensão. O ato de observar vai ser um fator determinante para a melhoria das condições visuais e mentais de Míope.

Com partes da composição tipográfica realizadas através da técnica de letterpress, o livro apresenta, paralelamente ao diálogo satírico entre as duas personagens, um outro diálogo que é habitual entre designer e revisor editorial, representado, neste caso, pela introdução dos diferentes símbolos técnicos utilizados na Norma Portuguesa.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima